Pronatec IFMS 2015

O Pronatec IFMS 2015 tem gerado oportunidades educacionais em todo o estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa forma profissionais para trabalhar em diversas áreas, contribui com o desenvolvimento das empresas e gera novos empregos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de democratizar a educação profissional e tecnológica em todo o país. No estado do Mato Grosso do Sul, o programa é executado por muitas instituições públicas e privadas, como é o caso das escolas da rede federal.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec tem desempenhado papel fundamental na formação de mão de obra qualificada no Mato Grosso do Sul. Em todo o estado, o IFMS já disponibilizou quatro mil vagas através do programa federal.

Como funciona o Pronatec IFMS?

O Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibiliza ensino profissionalizante gratuito no âmbito do Pronatec. As vagas contemplam a modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), composta por cursos rápidos e focados nas necessidades do mundo do trabalho.

O IFMS também já chegou a trabalhar com outra modalidade de educação profissional, o ensino técnico concomitante (para quem já concluiu o ensino médio). Os cursos de habilitação técnica possuem carga horária mínima de 800 horas e desenvolvem competências de uma área mais abrangente.

Para participar do Pronatec IFMS é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. O público-alvo do programa é formado por estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores, beneficiários de programas federais de transferência de renda (Bolsa Família) e desempregados.

Cursos Pronatec IFMS 2015

Como já foi dito, o IFMS oferece cursos de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas. O trabalhador matriculado nessa modalidade aprende uma nova profissão, atualiza os seus conhecimentos sobre uma determinada área e eleva a sua escolaridade.

O IFMS promove os cursos grátis do Pronatec 2015 em suas unidades, que se encontram nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O instituto federal, por meio do Pronatec, também tem ofertado vagas para cursos gratuitos através do programa Mulheres Mil, uma iniciativa destinada ao público feminino. As trabalhadoras do Mato Grosso do Sul podem participar de diversos cursos, incluindo preparação de doces e conservas, horticultora orgânica e artesã de cerâmica.

No momento, não há nenhuma oferta de vagas gratuitas do Pronatec no IFMS. No entanto, o programa já formou turmas para os cursos gratuitos de auxiliar administrativo, recepcionista e operador.

Os alunos matriculados pelo Pronatec não precisam pagar as mensalidades dos cursos profissionalizantes. Eles também recebem, gratuitamente, material didático, uniforme, auxílio alimentação e auxílio transporte.

Inscrições Pronatec IFMS 2015

Para se inscrever no Pronatec IFMS 2015 é muito simples, basta ficar de olho na Central de Seleção do instituto. Os editais são publicados mostrando detalhes sobre os processos seletivos de ingresso, como número de vagas, prazo de inscrição e opções de cursos profissionalizantes.

As pessoas interessadas em se qualificar gratuitamente também podem realizar a inscrição online, através do site do Pronatec. Para se inscrever, o internauta precisa fazer uma busca pelo curso de acordo com estado, cidade, escolaridade e instituição de ensino.

Caso haja turmas abertas, é necessário clicar no item “Inscreva-se” e preencher um formulário. Se não existir vagas disponíveis nas opções escolhidas no site do Pronatec, é possível manifestar interesse por notificações sobre as próximas oportunidades na cidade em questão.

Se você quer obter mais informações sobre o Pronatec IFMS 2015, então basta entrar em contato pelo telefone (67) 3042-5117 ou pelo e-mail pronatec@ifms.edu.br. Dessa forma, é possível esclarecer as principais dúvidas a respeito das inscrições, das vagas e das próximas turmas.

 

Leia Também