Pronatec DF, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como propósito ampliar o número de vagas para cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica. Em todo o país, o Pronatec oferece oportunidades para as modalidades de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos Técnicos.

www.pronatec.pro.br

A formação profissionalizante tem feito toda a diferença no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os candidatos que possuem um curso de qualificação ou técnico no currículo. No entanto, nem todos os brasileiros possuem aporte financeiro para pagar mensalidade e material didático. O Pronatec é executado diante dessa realidade, estabelecendo parceria com instituições públicas e privadas para oferecer vagas gratuitas.

O Pronatec marca presença nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os cursos profissionalizantes gratuitos do programa são executados por instituições como Senai, Senai, Senar, Senat, rede estadual e rede federal.
Cursos gratuitos Pronatec Distrito Federal 2015

O Pronatec melhora as oportunidades educacionais dos trabalhadores. No Distrito Federal, ele sempre está lançando vagas gratuitas para cursos, beneficiando principalmente os candidatos que possuem cadastro único para programas sociais do governo federal, como é o caso da Bolsa Família. Além de não pagar as mensalidades, muitos alunos do Pronatec também não têm despesas com lanche, transporte e material didático.

Confira a seguir algumas oportunidades do Pronatec no Distrito Federal 2015:

Senai Pronatec DF

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos principais executores do Pronatec. A instituição prepara os alunos para desempenhar funções nas indústrias do Distrito Federal e de todo o país. As vagas são ofertadas nas escolas de Taguatinga e Gama.

IFB Pronatec

O Instituto Federal de Brasília promove cursos gratuitos do Pronatec nas unidades de Brasília, Gama, Riacho Fundo, Samambaia, Taguatinga, Planaltina, Ceilândia e Estrutural. A formação de profissionais reconhece as necessidades do mercado de trabalho.

Senac Pronatec DF

O Senac Distrito Federal, através do Pronatec, reserva vagas para cursos gratuitos em Brasília e outras cidades. A instituição forma profissionais para o setor de comércio de bens, serviços e turismo. As oportunidades contemplam diversas atividades e ajudam a gerar emprego.

SENAR Pronatec DF

Para quem deseja ampliar as oportunidades de trabalho no campo, o Senar Pronatec DF é uma ótima opção. Os cursos gratuitos, disponíveis em Brasília, abrangem mais de 50 carreiras, como é o caso de viveirista de plantas e flores, domador de cavalos, produtor de derivados de leite, horticultor orgânico, operador de sistemas de irrigação, entre outras.

UNIP Brasília Pronatec

A UNIP (Universidade Paulista) é uma instituição de ensino superior que está presente em todo o estado de São Paulo, mas também tem uma unidade na capital federal. O campus UNIP Brasília promove cursos técnicos gratuitos através do Pronatec, oferecendo oportunidades para as áreas de Desenho de Construção Civil, Computação Gráfica, Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Farmácia, Meio Ambiente, Informática, entre muitas outras. A distribuição das vagas acontece através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Inscrições Pronatec DF 2015

Para se inscrever nos cursos gratuitos Pronatec 2015 DF é muito simples, basta acessar o site oficial do programa e realizar a inscrição online. Para encontrar vagas abertas, utilize o buscador da página, que encontra resultados conforme estado, município, escolaridade e instituição. Você também pode esperar a abertura do prazo de inscrição do Sisutec, que acontecerá no primeiro semestre de 2015. No sistema de seleção, o critério adotado para a classificação é a nota no Enem.

 

Leia Também