Pronatec TO, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

O Pronatec TO representa uma ótima oportunidade para os habitantes de Tocantins, que desejam se profissionalizar e assim aumentar as chances no mercado de trabalho. O programa do governo federal oferece vagas para cursos profissionalizantes gratuitos.

Em outubro de 2011, Dilma Rousseff sancionou uma lei que foi responsável pela criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A iniciativa nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec atende a um público prioritário, ou seja, estudantes matriculados na rede pública de ensino, beneficiários do programa Bolsa Família, trabalhadores, reservistas das Forças Armadas e solicitantes reincidentes de seguro-desemprego.

O programa do governo trabalha com duas modalidades de educação profissional. A primeira é chamada de formação inicial e continuada (FIC), composta por cursos rápidos e focados nas funções demandadas pelo mercado. A segunda é a habilitação técnica, que desenvolve competências profissionais através de cursos mais duradouros.

Cursos gratuitos Pronatec Tocantins 2015

Para oferecer as vagas gratuitas, o Pronatec estabelece parceria com instituições públicas e privadas. Confira:

Senai Pronatec TO

Todos os cursos gratuitos do Pronatec que são focados na área industrial são promovidos pelo Senai. Em Tocantins, já foram ofertadas vagas para eletricista de automóveis, desenhista de construção civil, aplicador de revestimento cerâmico, mecânico de manutenção de ar-condicionado, técnico em automação industrial, técnico em logística e tantas outras carreiras.

IFTO Pronatec

O instituto federal do Tocantins já concluiu vários cursos gratuitos realizados por meio do Pronatec, como auxiliar administrativo, condutor ambiental, espanhol básico, agricultor familiar, recepcionista em meios de hospedagem, inglês básico, psicultor, desenhista de topografia, entre outros.

Senac Pronatec TO

O Senac habilita profissionais para trabalhar com o comércio de bens, serviços e turismo. No estado de Tocantins, parte das vagas gratuitas é ofertada no âmbito do Pronatec. A instituição já promoveu cursos grátis de salgadeiro, jardineiro, ilustrador, recepcionista, mecânico de motocicletas, operador de computador, organizador de eventos, costureiro, operador de computador, maquiador, entre outros. As oportunidades educacionais são disponibilizadas principalmente na unidade de Palmas.

SENAR Pronatec TO

O SENAR, integrante do sistema S, é responsável por capacitar a mão de obra para a zona rural através de cursos de formação inicial e continuada. Pelo Pronatec, a entidade forma bovinocultor de leite, avicultor, operador de sistemas de irrigação, produtor de mandioca, entre outros profissionais. Vale ressaltar que esses cursos são realizados nas cidades mais remotas do Tocantins.

FACTUM Pronatec

A FACTUM é uma instituição de ensino técnico e superior muito conhecida no estado do Tocantins. No âmbito do Pronatec, já foram oferecidas vagas gratuitas para cursos de estética, enfermagem, segurança do trabalho, farmácia, produção de moda e eventos.

Inscrições Pronatec TO 2015

O Pronatec 2015 aceita inscrições pela internet. As pessoas interessadas em garantir uma vaga gratuita devem acessar o sítio pronatec.mec.gov.br e fazer o cadastro na página. É possível se inscrever em qualquer período do ano e sem a necessidade de pagar taxa. O site disponibiliza um buscador, que permite localizar cursos profissionalizantes conforme o estado, a cidade e a escolaridade. Se houver turmas abertas, basta clicar no item “inscreva-se” e preencher um pequeno formulário eletrônico.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) é uma importante via do Pronatec. Através desse sistema informatizado, os estudantes que fizeram o Enem podem disputar vagas para cursos técnicos em instituições públicas e privadas. As inscrições são abertas a cada semestre. Para participar do processo seletivo Sisutec 2015, é preciso ter feito o Enem 2014.

Quem deseja fazer um curso gratuito pelo Pronatec também pode procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e fazer a inscrição pessoalmente.

 

Leia Também