Pronatec Cursos – Vagas e Inscrição

Pronatec Cursos – Vagas e Inscrição  – Conheça os Cursos Pronatec

Você quer se qualificar para o mercado de trabalho? Então conheça as oportunidades oferecidas pelo Pronatec Cursos. O programa do Governo Federal estimula a profissionalização dos brasileiros, através da oferta de cursos gratuitos de qualidade.

www.pronatec.pro.br

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa que existe desde 2011. Ele foi instituído pela presidente Dilma Rousseff, através da Lei 12.513. A iniciativa reúne uma série de ações em prol da educação profissional e tecnológica e tem desempenhado um papel muito importante na qualificação de trabalhadores nos últimos anos.

Afinal, qual é a mecânica do Pronatec?

O Pronatec tem uma proposta bem simples de compreender: o Governo faz parcerias com instituições de ensino e assim oferece vagas gratuitas para cursos de educação profissional. Os beneficiários do programa não precisam pagar as mensalidades e nem o material https://pronatec.pro.brdidático para conseguir estudar e obter uma formação de qualidade.

Com mais trabalhadores qualificados, o Brasil também tende a gerar mais emprego, uma vez que as empresas de diferentes segmentos estão carentes de mão-de-obra especializada. E mais: na medida em que o setor produtivo conta com bons profissionais, o país cresce e se desenvolve como um todo.

Vagas para cursos Pronatec

Em sua primeira fase, o Pronatec Vagas conseguiu atingir a sua meta de distribuir cerca de 8 milhões de vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em todo o país. Agora, o programa está vivendo a sua segunda fase e tem apresentado dificuldades para conseguir cumprir as metas. Nesse ano de 2015, ocorreram atrasos no repasse de verba para as instituições parceiras e também corte nos investimentos. Em todo caso, a expectativa ainda se mantém otimista: receber mais cerca de 12 milhões de matrículas em quatro anos.

Para oferecer as suas vagas gratuitas para cursos profissionalizantes, o Pronatec trabalha com dois tipos de bolsas: a Bolsa Estudante
e a Bolsa Formação Trabalhador. No primeiro caso, há uma preocupação em capacitar profissionais que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram esse nível educacional. No segundo caso, o objetivo é preparar profissionais com ensino fundamental incompleto em diante, para que assim eles possam encontrar um bom emprego e melhorar de vida.

Na hora de distribuir as suas vagas, o Pronatec costuma dar preferência a alguns perfis, como é o caso dos candidatos oriundos da escola pública, dos beneficiários do Bolsa Família ou outros programas de transferência de renda e também dos trabalhadores que estão solicitando seguro desemprego.

O Pronatec não seria nada sem as suas instituições parceiras. O programa conta com o apoio de instituições públicas e privadas, que
estão presentes nos quatro cantos do país. Entre os parceiros mais importantes da iniciativa governamental, vale destacar o sistema “S” (SENAI, SENAT e SENAR), os institutos federais e as escolas técnicas estaduais. Não podemos nos esquecer também das universidades particulares, que estão contribuindo muito com a oferta de vagas (UNIP, Anhanguera, Estácio, entre outras).

Pronatec Cursos Profissionalizantes

Se você está em busca de Pronatec Cursos, então saiba que o catálogo do programa tem mais de 800 títulos disponíveis, sendo 644 opções de formação inicial e continuada (FIC) e 220 habilitações técnicas. Confira a seguir mais informações sobre cada modalidade profissionalizante:

Formação Inicial e Continuada: também chamada de qualificação profissional, essa modalidade é composta por cursos com carga horária mínima de 160 horas. Os alunos aprendem uma profissão de forma mais rápida, afim de conseguir um emprego. Nesse caso, a https://pronatec.pro.brescolaridade é flexível.

Cursos técnicos: a habilitação técnica é uma modalidade formada por cursos mais demorados, ou seja, com carga horária mínima de 800 horas. Os alunos são preparados para atuar em diferentes funções de uma determinada área, a partir do domínio de competências práticas.

Inscrição para cursos Pronatec

Há, basicamente, três formas de se inscrever no Pronatec:

Pelo site oficial: acessando o endereço eletrônico do Pronatec Inscrições, é possível pesquisar pelas vagas abertas e fazer a inscrição online.

Presencialmente: o cidadão interessado no programa pode procurar a secretaria da educação do estado para conhecer as oportunidades disponíveis na sua cidade. Também é possível se inscrever nos institutos federais e nas unidades do sistema “S”.

Pelo Sisutec: esse sistema informatizado se encarrega de distribuir as vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o país. Só podem participar do processo seletivo as pessoas que concluíram o ensino médio e participaram da edição mais recente do Enem.

 

Leia Também