Pronatec Campo


Conheça os cursos oferecidos pelo Pronatec Campo. Acompanhe as vagas disponíveis e faça sua inscrição no Pronatec 2015.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferece cursos gratuitos de qualificação aos trabalhadores do campo. O propósito é melhorar a qualidade da mão de obra e estimular a geração de empregos na zona rural.

Saber “plantar e colher” não é mais suficiente para trabalhar no campo. A zona rural está exigindo conhecimentos mais aprofundados e atualizados dos seus trabalhadores, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias agrárias. Dessa forma, o Pronatec Campo foi criado para estimular a educação profissional da zona rural e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento agrário.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec Campo é uma iniciativa do Governo Federal, que integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). As vagas para os cursos grátis são oferecidas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com o incentivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A cada ano, o Pronatec Campo tem ampliado a sua oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. Só no segundo semestre de 2014, programa disponibilizou 40.934 oportunidades educacionais para 130 carreiras de educação profissional e tecnológica.

A oferta de cursos gratuitos para trabalhadores rurais só é possível graças a parceria estabelecida com institutos federais, universidades federais e centros federais de educação tecnológica.

Quem pode participar do Pronatec Campo?

O Pronatec Campo é destinado aos agricultores familiares, aos assentados da reforma agrária, aos membros de comunidades tradicionais e aos demais assalariados. O programa desenvolve competências profissionais através de conhecimentos teóricos, que são explanados em sala de aula, e atividades práticas, que proporcionam experiência no campo.

Cursos oferecidos Pronatec Campo

Os cursos gratuitos do Pronatec Campo pertencem à modalidade de qualificação profissional. Ou seja, os trabalhadores rurais se qualificam de forma rápida e direcionada às necessidades do mercado de trabalho. A formação tem carga horária mínima de 160 horas e mantém um foco na prática.

São muitos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos aos trabalhadores rurais, tais como auxiliar de agropecuária, agricultor orgânico, avicultor, horticultor orgânico, operador de computador, bovinocultor de leite, preparador de doces e conservas, agricultor familiar e fruticultor.

Inscrições Pronatec Campo

As pessoas interessadas nos cursos gratuitos Pronatec Campo devem se inscrever junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao comparecer pessoalmente a uma delegacia, é possível conferir a disponibilidade de vagas no semestre e os cursos ofertados.

O MDA é responsável por efetuar a pré-matrícula do candidato. Contudo, se o aluno realmente quer garantir a sua vaga, ele precisa se dirigir até a unidade de ensino responsável pelo curso, portando a documentação exigida, no prazo de sete dias.

Existe, ainda, a possibilidade de efetuar a inscrição no programa via internet, acessando o site pronatec.mec.gov.br. Na página, o candidato tem condições de fazer uma busca pelos cursos profissionalizantes, conforme o estado, a cidade e até mesmo a instituição de ensino. Se houver turmas em aberto, basta clicar no link “Inscreva-se” e preencher um pequeno formulário eletrônico. No entanto, para que a inscrição online seja validada, é muito importante que ela seja feita pelo menos 10 dias antes do início das aulas.

Pronatec SENAR

Os trabalhadores rurais que desejam se qualificar também podem contar com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). No âmbito do Pronatec, a entidade oferece vagas para mais de 60 cursos de formação inicial e continuada (FIC). Só no ano de 2014, foram ofertadas mais de 62 mil vagas em todo o país.

Há mais de 20 anos, o SENAR tem contribuído com a capacitação de homens e mulheres do campo, oferecendo a esses brasileiros os conhecimentos necessários para obter sucesso profissional. O setor agropecuário cresceu no Brasil e com isso a variedade de carreiras na zona rural também aumentou. Nos últimos anos, o Pronatec tem ampliado consideravelmente o número de vagas oferecidas pelo Senar.

Para obter mais informações sobre os cursos profissionalizantes para trabalhadores do campo, acesse o portal do Senar.

Sisutec 2015

Fique atento ao Sisutec 2015, conheça os cursos técnicos na modalidade que envolve agronomia e agropecuária. O Sisutec estará com suas inscrições abertas no começo do ano, não perca essa oportunidade.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

1 pensamento em “Pronatec Campo”

  1. so presidente do sindicato da agricultura familiar e preciso desses cursos para o meu sindicato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *