Pronatec encerra inscrições hoje na Bahia: Mais de 1.000 vagas para cursos de formação inicial e continuada

Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre os cursos gratuitos do Pronatec na Bahia! Saiba quais são as capacitações e como fazer a inscrição! 

Atenção: ainda dá tempo de fazer a inscrição no Pronatec 2021 para cursos gratuitos. As oportunidades estão disponíveis de forma gratuita, sem precisar pagar nenhuma taxa. 

Saiba quais são as capacitações disponíveis e como conquistar uma das 1.050 vagas. Todas as inscrições podem ser feitas pelo site oficial, sem precisar sair de casa. Confira!

Pronatec encerra inscrições hoje na Bahia
Pronatec encerra inscrições hoje na Bahia. / Imagem: Divulgação.

Pronatec Bahia 2021 Inscrições

As inscrições Pronatec Bahia 2021 seguem para o processo de seleção da Secretaria de Educação do Estado (SEC). São oportunidades para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade Ensino à Distância (EaD). 

As vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Apenas neste edital são 1.050 novas oportunidades para começar uma nova capacitação. 

Todo o processo de inscrição no Pronatec 2021 será feito por formulário eletrônico, ou seja, pelo site da SEC. Na Bahia, as capacitações contam com duração de 160 horas e a intenção é melhorar o percurso profissional de centenas de estudantes. 

Cursos Pronatec Bahia 2021

Neste momento são três capacitações diferentes voltadas especificamente para o mercado de trabalho atual. Os estudantes só podem escolher um dos cursos no momento da inscrição. 

Os cursos do Pronatec Bahia 2021 disponíveis neste momento são:

  • Promotor de Vendas; 
  • Assistente de Recursos Humanos; 
  • Microempreendedor Individual (MEI). 

Esse último é um destaque para quem pensa em abrir um negócio e se preparar para ser o seu próprio chefe. A ideia dos cursos do Pronatec é justamente garantir uma boa inserção (ou reinserção) de jovens e trabalhadores em um mercado tão competitivo. 

Inscrições Pronatec 2021 – Educação BA GOV Br

Finalmente, vale lembrar que as inscrições no Pronatec 2021 Bahia são feitas pelo portal oficial (educação.ba.gov.br). O prazo máximo para inscrição é às 23h59 do dia 19 de julho.

Para facilitar, confira a seguir um passo a passo para a inscrição no Pronatec 2021 BA:

  1. Acesse o sistema de inscrição online do Pronatec pelo site da SEC (http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/login.seam); 
  2. Se for o seu primeiro acesso, clique em ‘Não tenho cadastro’; 
  3. Escolha a opção ‘FIC’ para os cursos do Pronatec; 
  4. Agora selecione CPF e adicione seu número;
  5. Clique em ‘Prosseguir e consultar matrícula/CPF’; 
  6. Siga os próximos passos normalmente, adicionando suas informações depois de escolher o curso de seu interesse. 

Sempre lembrando que quem pode participar dos cursos do Pronatec Bahia em 2021 são estudantes ou egressos da rede pública de educação (em qualquer âmbito). Quem estudou na condição de bolsista integral também pode inscrever-se.
Outros pré-requisitos são: morar no Estado da Bahia e declarar ser de família com renda mensal per capita de até meio salário mínimo – ou até três salários mínimos no total. 

 

Leia Também