Pronatec AL, Cursos, Vagas e Inscrições 2015

 O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, que tem o propósito de democratizar a educação profissional e tecnológica. O programa oferece cursos gratuitos em todo o país, graças à parceria estabelecida com instituições públicas e particulares.

O papel do Pronatec tem sido importante em todo o Brasil, inclusive no estado de Alagoas. A iniciativa oferta cursos técnicos e de qualificação, buscando sempre estimular a geração de emprego e melhorar a qualidade da mão-de-obra das empresas.

No último ano, o número de vagas oferecidas pelo Pronatec em Alagoas foi ampliado. Hoje, o programa está presente em 32 escolas de 24 cidades alagoanas. Entre os cursos mais procurados estão: Operador de Computador, Técnico em Biocombustível, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom e Inglês Básico.

www.pronatec.pro.br

Cursos gratuitos Pronatec Alagoas 2015

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego atende principalmente aos estudantes da rede pública, que estão cursando o 2º ou terceiro ano do ensino médio. As vagas gratuitas também são reservadas para quem tem Cadastro Único, ou seja, recebe benefício do Ministério da Defesa Social e Combate à Fome. Os cursos gratuitos também atendem aos reincidentes do seguro-desemprego pela terceira vez no prazo de 10 anos.

Confira a seguir algumas oportunidades de cursos gratuitos do Pronatec AL:

Senac Pronatec AL

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é parceiro do Pronatec nas cidades alagoanas. A instituição, responsável por formar profissionais para empresas comerciais, está de olho nas necessidades do mercado de trabalho e aposta nas vagas gratuitas como uma forma de inclusão social.

Muitos cursos profissionalizantes já foram oferecidos em Alagoas através da parceria entre Senac e Pronatec, tais como: maquiador, recepcionista de meios de hospedagem, modelista, desenhista de moda, massagista, garçom, porteiro, almoxarife, representante comercial, auxiliar pessoal, vendedor e auxiliar administrativo.

Para obter mais informações sobre as vagas do Senac Pronatec em Alagoas, basta entrar em contato pelo telefone (82) 2122-7936 ou (82) 2122-7894. Em breve uma nova programação de cursos será lançada.

www.pronatec.pro.brSenai Pronatec AL

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem ampliado a sua oferta de cursos gratuitos através do Pronatec, fornecendo assim mão de obra qualificada para as indústrias de todo o estado de Alagoas. A modalidade de formação inicial e continuada tem carga horária mínimo de 160 horas. Já os cursos técnicos duram no mínimo 800 horas.

Em Alagoas, as cidades atendidas pela parceria do Senai com o Pronatec são: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia e Coruripe. Para obter mais informações sobre a programação de cursos, ligue para (82)2121-7272 ou (82) 2121-6979.

www.pronatec.pro.brSest/Senat Pronatec AL

O Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) executam o Pronatec. São muitos os cursos focados na formação profissional, como é o caso de auxiliar administrativo, cobrador de ônibus, mecânico de motocicletas, assistente de vendas, entre outros.

IFAL Pronatec

Os alagoanos que desejam se qualificar devem conhecer as oportunidades oferecidas pelo Instituto Federal. O IFAL, por meio do Pronatec, oferece vagas para cursos técnicos gratuitos de Segurança do Trabalho e Eventos.

Inscrições Pronatec AL 2015

O Pronatec AL não tem um período unificado de inscrições. Cada instituição oferece vagas gratuitas conforme a abertura de turmas. Para descobrir se há oportunidades na sua cidade, basta acessar o site e fazer uma pesquisa. O buscador solicita informações específicas para gerar resultados, ou seja, estado, município, escolaridade, instituição e turma.

Se houver uma turma com inscrições abertas no site oficial do Pronatec, basta clicar no link “Inscreva-se” para ser direcionado a um formulário. Caso não haja vagas gratuitas disponíveis, o candidato deve optar por receber notificações se houver vagas na sua cidade.

Dessa forma, assim que surgir oportunidades, a instituição executora entrará em contato.

 

Leia Também