Pronatec: 2 milhões de novas vagas em 2016

Pronatec: MEC anuncia 2 milhões de novas vagas

O Ministério da Educação anunciou a abertura de 2 milhões de novas vagas para ingresso no ensino técnico e profissionalizante via Pronatec. O programa, em atuação desde o ano de 2011, oferece cursos gratuitos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (os IFs), no Sistema S (instituições como o Senac), além de escolas estaduais e municipais. Dentre as vagas ofertadas em 2016, estão previstas 372 mil em cursos técnicos e 1,627 milhão em cursos de qualificação profissional.

https://pronatec.pro.br

Para o governo federal, a ampliação do Pronatec em tempo de crise é uma medida estratégica – e tem dois objetivos centrais: aumentar a oferta de vagas para expandir e, assim, facilitar o acesso e melhorar a qualidade do ensino.

Sistema S

Para poder alocar a quantidade significativa de novas vagas, o MEC firmou parceria com as empresas do Sistema S, composto por Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae, que passam a oferecer bolsas pelo Pronatec. Outros ofertantes do programa são os institutos federais, as redes estaduais e municipais, além de instituições privadas, também através de bolsas integrais.

Como participar do Pronatec

Com as oportunidades do Pronatec 2016, os estudantes garantem empregos melhores, com salários melhores, e uma produção melhor e mais competitiva no mercado de trabalho. Para atingir esse objetivo, o Pronatec oferece dois tipos de formação:

– Cursos técnicos, que variam de um ano e meio a dois anos.

– Cursos de qualificação profissional, que vão de dois a três meses até seis meses.

Para se inscrever em um curso do Pronatec você precisa ficar atento aos centros de ensino técnico e profissionalizante do seu interesse. Não existe um sistema unificado de inscrições, cada uma das instâncias participantes do programa tem inscrições e critérios próprios para seleção de ingressantes.

Pronatec EJA

Neste ano, ainda no sentido de dar destino às novas vagas anunciadas pelo governo, foram criadas duas novas modalidades que facilitarão o ingresso dos estudantes. Uma delas é o Pronatec EJA, destinado a jovens e adultos que interromperam seus estudos e agora terão a oportunidade de retomá-los com o benefício de aproveitarem conhecimentos adquiridos fora da escola nos cursos técnicos e profissionalizantes.

e-Pronatec

Outro modo de participar do Pronatec será o e-Pronatec, uma versão virtual do programa que possibilitará ao aluno que estude à distância, quando e onde quiser. O estudante poderá usufruir de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet e na TV Escola.

 

Leia Também