Proibidões da Air Fryer: NUNCA coloque estes alimentos na sua fritadeira

Na hora de usar a fritadeira, é preciso ter em mente que algumas coisas devem ser totalmente evitadas, visto que elas podem até representar riscos para a segurança dos indivíduos.

Hoje em dia, existe uma série de eletrodomésticos que facilitam muito a vida daqueles que contam com uma rotina corrida. Além disso, parte desses eletrodomésticos também são extremamente úteis para contar com hábitos mais saudáveis, como é o caso da Air Fryer.

Isto é, a Air Fryer isenta os alimentos da necessidade de óleo e gordura para que sejam preparados, e por esse motivo, leva o nome de “fritadeira elétrica”. Por outro lado, as pessoas acreditam que toda e qualquer coisa pode ir à Air Fryer, mas isso pode ser de grande risco.

Para melhor entender, existem alguns alimentos que devem passar longe do item. Alguns deles podem apenas perder a textura, o sabor, entre coisas do tipo, enquanto outros podem facilmente apresentar riscos à segurança de quem está cozinhando. É hora de entender melhor!

Air Fryer
Dicas de uso para aproveitar a melhor experiência possível com o eletrodoméstico / Foto: divulgação

Alimentos que devem ser mantidos longe da Air Fryer – é melhor seguir as instruções!

Pipoca

A pipoca é um dos alimentos mais queridos entre os consumidores, justamente pela facilidade em prepará-lo. No entanto, a pipoca feita em casa, ou seja, em panela normal, acaba exigindo um pouco mais de óleo, o que não agrada muita gente.

Contudo, colocá-la na fritadeira não é a melhor opção. A Air Fryer conta com um ar muito quente, o que possivelmente irá queimar os grãos de milho. Além disso, os grãos podem “voar” para a parte de cima, causando até mesmo uma explosão.

Molhos

Tudo que possui consistência de fervura deve ser deixado longe da Air Fryer. Para melhor entender, caso o molho ferva, existem duas possibilidades:

  1. Se ele estiver sem tampa, poderá espirrar na parte de cima da fritadeira;
  2. Se ele estiver tampado, possivelmente irá entornar.

Além de toda a sujeira, isso não é nada seguro.

Arroz

Nesse caso, o cozimento do arroz acaba por não representar um risco muito aparente para aqueles que optam pelo uso da Air Fryer, mas é um tanto quanto difícil que o cozimento saia como o esperado. É possível que o alimento fique totalmente seco e duro, além da possibilidade de queimar os grãos.

Veja também: Esses 5 ALIMENTOS não devem ser CONSUMIDOS à NOITE ou você terá problemas

Demais alimentos

Folhas

Algo que também pode representar um grande risco é o preparo de verduras na Air Fryer. Além das folhas ficarem totalmente ressecadas, elas também podem “voar” para o “teto” da fritadeira. Caso isso aconteça, o ar pode ser tampado, o que resultará em uma explosão ou em um curto.

Frango inteiro

Apesar de muitas propagandas de Air Fryer virem com imagens de frangos inteiros, isso não é o ideal para a fritadeira. O frango pode demorar muito para cozinhar, o que irá gastar muita energia, mas essa ainda não é a pior parte.

É possível que o alimento fique torrado por fora e cru por dentro. Por outro lado, existem algumas fritadeiras que já contam com tecnologias específicas para o preparo de alimentos desse tipo. Nesse caso, não haveria risco.

Veja também: Você NUNCA deve cozinhar estes 4 alimentos na Air Fryer: NÃO cometa este erro!