Proibido no Brasil: Chá emagrecedor causa a morte de mulher após o consumo

É muito comum as pessoas consumirem chás com o intuito de emagrecer, contudo, se a pessoa deseja perder peso o ideal é sempre marcar consulta com o especialista no assunto e nada de se automedicar ou consumir chás.

O motivo? Porque pode prejudicar a sua saúde ou até mesmo ser fatal.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu um alerta depois que uma mulher acabou perdendo a vida devido a uma hepatite fulminante após ingerir algumas cápsulas de um chá que tem a promessa de eliminar peso.

Conforme a Anvisa, o produto com a marca “50 Ervas Emagrecedor” é proibido no Brasil há dois anos pelo fato de não ter regulamentação como medicamento, até porque não está autorizada a comercialização de produtos com propriedades terapêuticas.

Chá emagrecedor 50 ervas
O consumo pode causar malefícios à saúde. Imagem: Reprodução

Proibido no Brasil: Chá emagrecedor causa a morte de mulher após o consumo

Há poucos dias, uma mulher com apenas 42 anos de idade identificada como Edmara Silva de Abreu acabou perdendo a vida em São Paulo depois de ingerir um composto que promete a perda de peso.

A empresa que fabrica o composto está desde 2015 com o CNPJ suspenso, de acordo com informações contidas no site da Receita Federal.

Segundo a família, a mulher não tinha qualquer problema de saúde, mas devido ao consumo acabou sofrendo uma irreversível lesão no fígado e necessitou passar por um transplante de urgência.  Porém, mesmo depois da cirurgia, o corpo da mulher rejeitou o órgão que foi transplantado e perdeu a vida.

De acordo com a Anvisa, há ingredientes no “50 Ervas Emagrecedor” que possui a autorização para uso apenas em medicamentos, como fitoterápicos, mas não em suplementos alimentares e sequer pode ser classificado como alimento.

Você sabia que beber água de forma errada é prejudicial a saúde? Tome cuidado

Alguns dos componentes deste chá “milagroso” é cavalinha, chapéu de couro, douradinha, carobinha, salsa parrilha, dente de leão, sene, centelha asiática e pau ferro.

Por meio do alerta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária explicou que “qualquer produto com propriedades terapêuticas, por exemplo, com a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da Anvisa”.

Qualquer comercialização deste produto somente pode ocorrer em drogarias ou farmácias, pois as substâncias com propriedades terapêuticas são tidas como medicamentos.

Para saber os medicamentos registrados, acesse o site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/sistemas/consulta-a-registro-de-medicamentos

Veja também:  Como brasileiros estão aumentando a imunidade para se protegerem de doenças