Programa Verde Amarelo 2020 – Veja como realizar sua inscrição!

Programa Verde Amarelo 2020 – Saiba como funciona a ação para jovens no mercado de trabalho!

Confira todos os detalhes sobre como serão as regras e detalhes sobre as novas vagas de empregos em todo o país!

Primeiramente, você ouviu falar sobre o Programa Verde Amarelo 2020? Essa nova ação do Governo Federal está dando o que falar em todas as regiões do país. A intenção é trazer novas oportunidades no mercado de trabalho para jovens e adultos até os 29 anos. 

É importante, porém, entender exatamente o que acontece nessa ação. Será que vale a pena conseguir uma vaga dentro dessa ação? O que muda para os jovens que estão começando a trabalhar?

Em suma, vamos trazer as principais informações para quem está pensando em participar do programa. Confira todas as informações, saiba como serão as inscrições e as regras específicas. Fique atento!

Programa Verde Amarelo 2020
Foto: Divulgação

O que é Verde Amarelo 2020

Antes de mais nada, o que é o Programa Verde Amarelo? Na última segunda-feira, 11 de novembro, o Governo Federal lançou essa nova ação. De acordo com o ministro da economia e o presidente Jair Bolsonaro, esse programa surge para aumenta a empregabilidade entre jovens brasileiros. 

Sabe-se hoje que essa faixa é a mais afetada com a piora do mercado de trabalho. Em algumas regiões o desemprego para jovens entre 18 e 24 anos atinge mais de 40%. A intenção do programa é justamente estimular a contratação e manutenção do emprego desse público. 

Ou seja, a intenção do Governo é estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos. Serão oferecidas vantagens para empresas que contratarem esse público – como redução de custos de 30% a 34%. A intenção do Ministério da Economia é criar 1,8 milhões de oportunidades em todo o país até 2022. 

Como Funciona Verde Amarelo 2020

Mas e como funciona o Programa Verde Amarelo? Na prática, o grande beneficiado será o empresário. As empresas poderão contratar até 20% do seu pessoal através desse programa. Isso deverá acontecer, porém, apenas para jovens que não tenham nenhum tipo de experiência profissional no currículo. 

Outra limitação também é que o programa oferecerá vagas com salários Verde Amarelo de no máximo 1,5 salário mínimo. Isto é, os jovens deverão ter remuneração máxima de R$ 1.497,00. 

Resumidamente, os contratos de trabalho Verde Amarelo deverão ter uma duração máxima de dois anos. Isso significa também que os trabalhadores selecionados deverão receber um valor proporcional ao décimo terceiro e férias. 

E será exigido o trabalho aos domingos e feriados? De acordo com a lei trabalhista vigente todos que possuem carteira assinada tem direito ao descanso semanal remunerado aos domingos. A ideia do Programa Verde Amarelo é flexibilizar isso. 

Por fim, isso quer dizer que o dia de repouso deverá acontecer em qualquer dia da semana. Haverá ainda uma ampliação do trabalho nos feriados com a intenção de abrirem novos postos de trabalho. 

 

Leia Também