Programa NOVOTEC abre vagas em cursos grátis: TI, Marketing Digital, Robótica, Gestão, RH e outros
Diversas oportunidades para quem quer aprender mais sobre Tecnologia
Sem dúvida, o setor de Tecnologia é um dos que mais oferece boas oportunidades de trabalho nos dias de hoje. A área é responsável por pagamentos de bons salários e sempre oferta muitas chances de emprego. No entanto, apesar da alta demanda, muitas vagas não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada. Por isso, o programa NOVOTEC está abrindo inscrições para quem quer se capacitar. Veja em nosso artigo como participar.

O programa NOVOTEC
Antes de mais nada, é preciso entender o que é o programa NOVOTEC. Criado pelo Governo de São Paulo, é uma iniciativa que oferta cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de orientação vocacional e oportunidades de estágio para jovens de todo o estado. Além disso, faz parte do 5° Itinerário Formativo das escolas estaduais de Ensino Médio com foco na formação técnica e profissional. A saber, utilizam três tipos de modalidades: NOVOTEC Integrado, voltado para cursos técnicos, NOVOTEC Expresso, especial para qualificação profissional e EJATEC, exclusivo para jovens e adultos.
Veja também: Cursos de especialização GRÁTIS do SENAI: 3 mil vagas nas áreas de indústria e informática
Novas vagas com bolsa-auxílio
Assim sendo, o programa NOVOTEC está oferecendo 240 vagas em São José dos Campos, interior de São Paulo. Com aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na unidade Santos Dumont, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Faculdade de Tecnologia (FATEC), as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto exclusivamente pelo endereço www.novotec.sp.gov.br.
Dentre as diversas oportunidades, destaque para os cursos na área de Tecnologia da Informação (T.I.) como Criação de Sites com Marketing Digital, Desenvolvimento de plataformas de e-commerce e de Software, Gestão de Pequenos Negócios, Introdução à Robótica, Rotinas de Recursos Humanos, e muitos outros.
Os interessados precisam ter entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo e que morem no Estado de São Paulo. A saber, alunos do Ensino Médio das redes estaduais de ensino, incluídos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), terão prioridade. Além disso, os jovens de 14 e 15 anos podem podem pleitear uma bolsa-auxílio de R$ 600 mas para isso é preciso que tenham renda familiar de até 3 salários mínimos e um responsável financeiro.
Por fim, os cursos são tanto de modo presencial quanto remotos e têm duração de 120 horas a serem realizados entre o dia 1º setembro a 17 de dezembro.
Veja também: Cursos gratuitos SENAC: Mais de 400 vagas disponíveis para capacitações em Tecnologia da Informação