Programa Merenda em Casa: Quem tem Direito, Cadastro e como sacar!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Programa Merenda em Casa – Confira mais detalhes sobre um dos programas mais procurados do país neste momento com auxílio para famílias que estão precisando!

Muitas pessoas estão procurando neste momento as melhores formas de ter uma ajuda financeira para garantir as contas pagas e o alimento na mesa. A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios e entre eles está sendo a necessidades dos governos de ajudar essas pessoas: o Programa Merenda em Casa surge justamente com essa intenção. 

Esse tipo de ação está surgindo em várias regiões do país justamente para ajudar alunos que estão longe da escola neste momento. Com isso as famílias também são ajudadas com valores que podem ser usados para alimentação. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa ação específica. Confira e saiba quem pode receber os valores e como está funcionando neste momento os processos de cadastro e de saque. 

Programa Merenda em Casa 2020
Imagem: Divulgação

Merenda em Casa – Como Funciona

Primeiramente, como funciona o Merenda em Casa? Essa ação surgiu como uma medida emergencial e temporária voltada para a garantia de alimentação dos alunos. A ideia é que garantir isso enquanto os estudantes estiverem em casa por conta da suspensão das aulas presenciais. 

Kit Merenda Escolar: Veja como Solicitar o Auxílio!

O programa Merenda em Casa, portanto, é voltado para alunos da rede estadual e não traz o benefício para estudantes das redes municipais. O financiamento do programa surge de recursos que iriam para alimentação escolar (voltada para alunos da rede estadual de educação). 

Mas e como é o pagamento do Merenda em Casa? O responsável pela família (que possui um aluno na rede estadual) deve cadastrar no aplicativo – como mostra o passo a passo no fim do texto – para fazer o pedido. 

Quem tem direito Merenda em Casa

Mas e quem tem direito ao Merenda em casa? Essa é uma pergunta que surge com muita frequência já que muitas pessoas não sabem exatamente se podem ou não fazer o cadastro pelo app. 

São pessoas que podem receber o Auxílio Merenda em Casa:

  • Famílias com renda mensal de até R$ 89,00 per capita
  • Pessoas cadastradas no Cadastro Único; 
  • Famílias beneficiárias do Bolsa Família com alunos na rede estadual de São Paulo. 

Outra pergunta frequente é sobre o valor do Merenda em Casa. A ideia do Governo é garantir o valor mensal de R$ 55,00 pagos por aluno na família durante o período de suspensão das aulas. 

Hora da Merenda: Auxílio Merenda Escolar disponível para Estudantes de todas as idades!

Cadastro Programa Merenda em Casa

O cadastro no Programa Merenda em Casa deve ser feito todo online. Ou seja, não é necessário ir até uma unidade escolar ou da secretaria de Educação do Estado. Por isso é importante saber exatamente como fazer isso. 

A seguir vamos trazer um passo a passo para cadastro no Merenda em Casa. Confira:

  • Baixa o aplicativo PicPay (tanto em lojas de celular Android como iOS); 
  • Caso ainda não tenha uma, crie uma conta no PicPay usando seu CPF, nome e data de nascimento; 
  • Agora faça a validação do seu cadastro enviando uma foto (selfie) e uma foto do RG ou CNH; 
  • Depois de feita a confirmação do seu cadastro, o benefício deverá ser creditado na sua conta (se estiver dentro dos requisitos); 
  • O pagamento do Merenda em Casa é feito automaticamente em até 4 horas depois que o cadastro for confirmado.

Secretaria de Educação irá distribuir Cartão Merenda Escolar: Benefício será para Estudantes e Familiares!

Como sacar Merenda em Casa

Por fim, muitos também querem saber como sacar o Merenda em Casa. Isso pode ser feito depois de ver que o dinheiro foi depositado automaticamente na conta dentro dos prazos estabelecidos. 

O saque do dinheiro do Merenda em Casa pode ser feito em qualquer caixa de rede 24Horas. Ainda existem a opção de transferir os valores para uma conta corrente do mercado de sua região. Isso é feito sem nenhuma taxa. 

Para fazer o saque do dinheiro você irá ver, logo abaixo do valor disponível, o botão ‘Retirar’. Clique nele e depois na opção ‘Banco24Horas’. Agora use o QR Code e retire o dinheiro no caixa eletrônico!

Saiba a seguir mais detalhes sobre como será a inscrição no Cadastro Único para quem ainda não fez: https://pronatec.pro.br/inscricao-cadastro-unico-programas-sociais-do-governo-federal/

 

Leia Também