Programa Leite de Minas 2021: Cadastro, Quem pode receber e Datas

Atualizado Hoje!

Programa Leite de Minas 2021: Iniciativa oferece importante produto para famílias carentes! Veja como se cadastrar, as datas de distribuição e se você pode receber.

Com a progressão da pandemia de Covid-19, estados brasileiros investiram em benefícios para a população. Alguns deles optaram pela distribuição de cestas básicas, outros escolheram o depósito de valores em contas bancárias e a concessão de cartões de débito. O estado de Minas Gerais inovou com o Programa Leite de Minas 2021.

O programa é uma iniciativa de distribuição de leite para famílias de baixa renda, também com o objetivo de proporcionar uma alimentação mais abrangente para alunos de creches e escolas estaduais. Veja abaixo tudo sobre o programa!

Programa Leite de Minas 2021
Imagem: Divulgação

O que é o Programa Leite de Minas 2021

O Programa Leite de Minas foi criado originalmente em 2019, sendo revivido durante a pandemia de Covid-19 e finalmente ganhando sua extensão em 2021. Inicialmente, o programa se chamava Leite pela Vida.

A distribuição de leite para famílias de baixa renda das regiões do estado com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (HBO) tem objetivo de amenizar as dificuldades da população em meio à crise sanitária de Covid-19.

Quem pode participar do programa?

Além de famílias em situação de vulnerabilidade, a iniciativa deve beneficiar agricultores familiares, que vendem o alimento por meio de cooperativas e associações comunitárias credenciadas pelo governo por meio de edital público.

A versão do programa criada em 2019 atingiu apenas 10 cidades dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Agora, a extensão do programa vai beneficiar todas as cidades das regiões e também do Norte de Minas.

“O programa visa o atendimento de escolas e creches, bem como famílias que ainda estão em situação de vulnerabilidade devido à pandemia de Covid-19”, explicou a administração estadual.

Investimento e duração do programa

De acordo com o Idene, devem ser investidos cerca de R$ 16,57 milhões no Programa Leite de Minas. Os recursos são remanescentes da versão anterior do programa, que durou entre 2019 e 2020.

O valor será aplicado na aquisição e doação de 6,125 milhões de litros de leite para reforçar a alimentação de 10 mil crianças em creches e escolas estaduais, além de atender as mais de 24.500 famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social.

O Governo ainda não divulgou até quando vai durar a iniciativa do governo  mineiro, mas tudo indica que a distribuição de leite ocorrerá até o final do ano. A iniciativa também vai ajudar a movimentar a economia de mais de mil agricultores familiares.

Cadastros e datas do Programa Leite de Minas 2021

Até o momento, o Governo de Minas Gerais não divulgou links ou formulários para o cadastro no Programa Leite de Minas 2021. A lista de beneficiários deve ser produzida de acordo com dados dos CRAS e das escolas estaduais e creches das cidades beneficiadas.

As datas de distribuição do leite também devem ser definidas por cada cidade. Como os contratos do Leite de Minas 2021 ainda estão sendo analisados e assinados, tudo indica que o programa só será colocado em prática no final de maio ou início de junho.

Liberado! 15 benefícios através do CadÚnico: Inscrições do mês de maio estão abertas…

 

Leia Também