Programa Jovem Senador 2019 – Saiba como funciona!

Programa Jovem Senador 2019 – Veja todos detalhes de como funciona esse programa do governo!

Já pensou em começar uma vida pública desde cedo e garantir um ótimo currículo? Isso é possível através desse programa que deverá incentivar jovens a participar do exercício da democracia e da política no país! Saiba mais!

Programa Jovem Senador 2019 – Uma das maiores reclamações de brasileiros de todas as regiões do país é a mesma: falta de representação. Muitas pessoas possuem dificuldades em encontrar alguém para votar e para chamar de “seu candidato”. 

Algumas ações estão surgindo justamente para incentivar novas forças jovens a surgirem. O Jovem Senador 2019 é um programa que surge justamente para quem quer entender mais sobre política e poder público. 

Confira a seguir como funciona, o que é e quais são os prazos de inscrições para quem quer participar dessa ação. Saiba mais detalhes e indique para amigos que você sabe que possuem esse perfil para a boa política!

Programa Jovem Senador
Foto: Divulgação

Programa Jovem Senador o que é 

Muitas pessoas não sabem exatamente o que é o Programa Jovem Senador ou sequer ouviram falar sobre essa ação específica. É importante saber exatamente como funciona esse processo para fazer a inscrição. 

O Jovem Senador é um programa com a intenção de estimular a reflexão sobre política, exercício da cidadania e democracia para jovens brasileiros e seleciona através de um processo de seleção estudantes de escolas públicas para conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. 

Programa Jovem Senador como funciona

Mas afinal, como funciona o Programa Jovem Senador? Todos os anos são propostos para os alunos um tema de reação e as escolas devem enviar um texto para ter essa representação no concurso. 

A segunda etapa acontece através das secretarias de educação que devem selecionar três redações e enviar ao Senado. Na terceira etapa existe a seleção e classificação de 27 redações vencedoras (sabendo quais foram os primeiros lugares de nível nacional). 

Os alunos que fizerem a redação para participar do Programa Jovem Senador 2019 e vencerem, receberão um certificado de classificação e um diploma de posse na cerimônia do Jovem Senador. O próprio Senado deve arcar com os custos de deslocamento para Brasília, assim como transporte, alimentação e hospedagem. 

Inscrições Programa Jovem Senador 2019

As inscrições Programa Jovem Senador 2019 estão abertas neste momento para a primeira etapa. As escolas são responsáveis neste momento por selecionar uma redação que irá representá-la no processo seletivo. 

O tema redação Jovem Senador 2019 é ‘Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil’. É necessário fazer um texto entre 20 e 30 linhas no gênero dissertativo-argumentativo. 

Para saber mais, acesse o site:

https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/

 

Leia Também