Programa Dupla Escola

Rede estadual do RJ abre vagas para programa especial

O programa Dupla Escola está com inscrições abertas

O ensino médio não é um momento de preparação para o ingresso no ensino superior apenas. É interessante usar esse momento para uma preparação do currículo e para conciliar os estudos com outras oportunidades de aprendizado.

https://pronatec.pro.br

Cursos de mandarim, cursos técnicos em Logística, Hospedagem e Administração, por exemplos, são alguns diferenciais oferecidos pelos Colégios do programa Dupla Escola. A ação da rede pública estadual do Rio de Janeiro está com matrículas abertas.

Detalhes programa Dupla Escola

O programa Dupla Escola conta com 19 unidades por toda a extensão do Rio de Janeiro. Entre essas unidades estão nomes que são considerados referências. Exemplos são o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata), de São Gonçalo, e o C.E. José Leite Lopes/Nave, na Tijuca.

Foi com parcerias com a iniciativa privada que algumas dessas escolas conseguiram alcançar um nível de infraestrutura que pode se equiparar a muitas instituições particulares. Esses colégios costumam um número grande de procura por matrículas, levando em consideração o bom desempenho em exames nacionais como o Ideb e o Enem.

Até 2014, a seleção era feita através de provas. Isso mudou, porém. As matrículas agora devem ser feitas pela internet através do site http://www.matriculafacil.rj.gov.br.  Os interessados devem participar da seleção que leva em conta cinco critérios básicos:

  • Preferência a pessoas com deficiência;
  • Preferência para adolescentes e crianças que tenham até 18 anos incompletos;
  • Constância na rede pública de ensino;
  • Localização próxima à unidade de escolha.
  • Prioridade para alunos mais novos (apenas em caso de empate).

Para fazer a matrícula é fácil. Os interessados devem apenas acessar o site tendo em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a carteira de identidade. O período de inscrições vai até o dia 22 de dezembro.

 

Leia Também