Programa do Governo Federal PAA-Leite: INSCRITOS no CadÚnico irão RECEBER Auxílio!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Programa do Governo Federal PAA-Leite – Confira todos os detalhes sobre esse programa que poderá ajudar milhares de famílias!

Esse é um momento em que todos os governadores e parlamentares devem trabalhar para facilitar a vida de famílias que estão passando por dificuldades. É por isso que estão sendo feitas atualizações no Programa PAA-Leite do Governo Federal

A ideia é que os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) possam acessar o auxílio e garantir a sua segurança alimentar. Essa é uma boa notícia tanto para produtores de leite como para quem está precisando desse tipo de ajuda. 

Por isso a seguir vamos falar um pouco mais sobre como deverá funcionar essa nova proposta. Entenda essa ação e saiba exatamente como milhares de pessoas poderão ser beneficiadas. 

Programa do Governo Federal PAA-Leite
Imagem: Divulgação

O que é PAA Leite?

Primeiramente, o que é o PAA Leite? Muitas pessoas ainda não ouviram falar, mas essa é uma ação social pensada justamente para as famílias que precisam de maior ajuda para garantir uma segurança alimentar. 

AMPLIADOS os Benefícios CARTÃO ALIMENTAÇÃO: NOVO VALOR e MAIS INSCRITOS!

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública que existe há alguns anos. Agora terá mudanças a partir da Resolução nº 82 que foi publicada no dia 1º de julho no Diário Oficial da União para ajudar famílias em dificuldade durante o período do novo coronavírus. 

Mas e como funciona o Programa de Aquisição de Alimentos? A intenção dessa ação é contribuir para o abastecimento alimentar de quem está em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar.

Isso acontecerá, agora, através da distribuição gratuita de leite. Isso será feito a partir de parcerias com setores de produção e de agricultura familiar: isso garante a compra de leite de agricultores familiares e a alimentação de quem está em dificuldade. 

Quem pode receber PAA Leite

Mas e quem vai receber o PAA leite? A resolução é voltada especificamente para quem está passando por um período de insegurança alimentar e nutricional, principalmente durante a pandemia do Covid-19. 

Os beneficiários, de acordo com o texto da resolução, são:

  • Indivíduos em situação de insegurança nutricional; 
  • Pessoas atendidas pela rede socioassistencial, por equipamentos de alimentação e nutrição (ou outras ações do tipo, financiadas pelo Poder Público); 
  • Atendidos pela rede pública de ensino e de saúde que estão sob custódia do Estado (em sistemas socioeducativos ou prisionais); 
  • Beneficiários do Cadastro Único estão entre o público-alvo. 

De acordo com a resolução PAA-Leite existe uma prioridade específica para quem possui perfil do Programa Bolsa Família. 

Como saber se estou no CadÚnico?

Cadastramento PAA Leite

Por fim, no texto também foram informados detalhes sobre o cadastramento do PAA Leite. De acordo com a resolução existem alguns grupos que possuem prioridade no momento de fazer parte do programa. 

Em ordem a prioridade de cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos Leite ficou:

  • Organizações que trabalham com fornecimento (e que realizam pasteurização do leite dos cooperados e/ou façam a contratação do beneficiamento do leite e vendam ele já pasteurizado); 
  • Pessoas que possuem inscrição no CadÚnico: em ordem, mulheres, produtores orgânicos ou agroecológicos, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. 

Finalmente, a resolução traz detalhes para quem faz a distribuição específica (CRAS, CREAS, etc.). Ou seja, quem quer apenas receber o leite do PAA deve entrar em contato com essas organizações municipais ou com a própria prefeitura perguntando sobre o Programa de Aquisição de Alimentos para ter mais informações.

Cadastramento PAA Leite

 

Leia Também