Programa Casa Verde e Amarela 2020 – Juros mais Baixos, Regularização de Imóveis, Retomadas de Obras e muito mais!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Programa Casa Verde e Amarela 2020 – Entenda como vai funcionar o novo programa de habitação e financiamento do Governo Federal!

É oficial: o Programa Casa Verde e Amarela 2020 foi confirmado pelo Governo Federal. O lançamento desse novo projeto habitacional vai trazer muitas novidades para quem ainda tem o sonho de contar com a casa própria ou de retomar alguma obra parada. 

A intenção da equipe de desenvolvimento do Governo é trazer vários serviços diferentes e não apenas o financiamento habitacional. Será possível, por exemplo, a regularização de imóveis e a retomada de serviços já contratados. 

Entenda a seguir o que foi divulgado até o momento e quando deve começar esse programa que irá ajudar aproximadamente 1 milhão de pessoas. Repasse essas informações para familiares e amigos que querem contar com essa ajuda neste ano. 

Programa Casa Verde e Amarelo 2020
Imagem: Divulgação

Novo Minha Casa, Minha Vida

É assim que está sendo chamado esse programa: o Novo Minha Casa, Minha Vida. A referência ao principal projeto de habitação do país acontece já que essa ação vai contar com a continuação de alguns serviços que já vinham sendo ofertados. 

De acordo com matéria do Estado de Minas, o próprio ministro Paulo Guedes confirmou o lançamento do Programa Casa Verde e Amarela na terça-feira (25 de agosto) em cerimônia no Palácio do Planalto. 

Com isso devem ser disponibilizadas informações oficiais sobre como vai funcionar o novo programa de habitação. A expectativa do setor é que entre as mudanças sejam disponibilizadas novas opções para a população. 

Regularização de Imóveis Casa Verde e Amarela

Entre uma das novidades mais aguardadas está a regularização de imóveis pelo Casa Verde e Amarela. A intenção é justamente ajudar famílias que possuem um imóvel em sua posse mas estão passando por situações de irregularidade por motivos diversos. 

De acordo com o que foi divulgado até o momento, quem vai poder regularizar imóvel pelo programa Casa Verde e Amarela são famílias de baixa renda. Isso poderá ser feito de maneira facilitada para garantir a tranquilidade dessas pessoas. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou em matéria para o jornal Valor Econômico que aproximadamente 12 milhões de pessoas estão com residências irregulares e poderão usar o programa. 

A regularização pelo Casa Verde e Amarela vai acontecer da seguinte maneira:

  • O governo vai pagar pela regularização e por pequenas reformas; 
  • Essa ajuda vai ajudar quem não pode comprar um novo imóvel;
  • Famílias de baixa renda poderão contar com essa medida. 

Retomada de Obras Casa Verde e Amarela

Outra ação que deve acontecer é a retomada e continuação de obras pelo Casa Verde e Amarela. A ideia é justamente aproveitar o momento para voltar habitações que estavam paradas ou então não estão continuando. 

De acordo com o ministro Rogério Marinho, existe ‘um cemitério de obras paralisadas’ que devem seguir. A intenção do Governo Federal, segundo ele, é manter obras que já foram iniciadas em respeito ao contribuinte. 

Principalmente na região Nordeste, ainda existem muitas obras ativas e com contratos ativos. A ideia é retomar as obras pelo programa Casa Verde e Amarela e fazer um esforço para continuar aquelas que estão acontecendo sem paralisação. 

Empréstimos Habitacionais

Outro ponto que está sendo muito falado é sobre os empréstimos Habitacionais Programa Casa Verde e Amarela. A demora para o lançamento dessa ação se dá justamente porque estavam sendo feitos os últimos ajustes nesse sentido. 

Segundo o ministro Marinho, pelo menos 1 milhão de famílias vão poder acessar os empréstimos habitacionais do programa. Isso vai acontecer de maneira diferente do Minha Casa, Minha Vida. 

Quem vai ter direito ao Casa Verde e Amarela a partir desses empréstimos são, principalmente:

  • Famílias com renda mensal de até R$ 3 mil no Nordeste;
  • Unidades familiares com renda de até R$ 2 mil nos outros lugares do país. 

Também está proposta uma nova forma de repasse dos valores com a Caixa Econômica Federal para que ele seja diluído ao longo dos contratos. Novos detalhes devem ser disponibilizados em breve pelo Governo. 

Juros Programa Casa Verde e Amarela 2020

Finalmente, uma novidade são os juros do programa Casa Verde e Amarela. Existe muita expectativa por parte do mercado e também por pessoas que querem usar valores para garantir sua habitação. 

A taxa de juros baixa do Casa Verde e Amarela pode ser um diferencial para chamar a atenção. A ideia inicial é uma redução de juros do Minha Casa, Minha Vida entre 0,25% e 0,5% para famílias que possuem renda de até três salários mínimos. 

O que interessa para a população é que possivelmente vai haver uma redução de juros com o Programa Casa Verde e Amarela a partir de uma distribuição dos valores pagos à Caixa durante o contrato. 

Como contratar Casa Verde e Amarela 2020

Quem quer saber, finalmente, como contratar o Casa Verde e Amarela 2020 deve ficar atento para as novidades que serão lançadas em breve pelo Governo Federal. É possível que a forma de contratação seja equivalente ao Minha Casa, Minha Vida. 

Vamos trazer todos os detalhes sobre como participar do Programa Casa Verde e Amarela assim que o Governo Federal disponibilizar esses detalhes sobre a regularização de imóveis e contratações com juros mais baixos. 

Confira também o Aplicativo RENDA BRASIL: Benefício terá PLATAFORMA para PROGRAMAS do GOVERNO!

 

Leia Também