Programa Bolsa Família pode ter sofrido ataque de HACKERS: fique alerta e veja o que irá acontecer com beneficiários

Pasta comandada por Wellington Dias, que guarda os dados de beneficiários do Bolsa Família e dos principais programas sociais do governo federal, foi atacada recentemente; veja.

De acordo com o portal “O bastidor”, alguns hackers conseguiram derrubar os sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O evento ocorreu na tarde da última terça-feira, 21 de março.

Para aqueles que não sabem, a pasta, que substitui o antigo Ministério da Cidadania, hoje em dia é a responsável pelo cadastro das mais de 20 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família. Além disso, é ela quem também gerencia os demais benefícios sociais do Governo Federal.

São informações altamente sensíveis e valiosas nas mãos dos criminosos digitais. Ainda segundo o portal, técnicos que atuaram na defesa dos sistemas suspeitaram que os hackers pretendiam invadir o ambiente de pagamentos de benefícios do Bolsa Família e assumir o controle dele. A seguir, saiba mais sobre.

Entenda o que aconteceu. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Sistema do Bolsa Família hackeado?

De acordo com os profissionais envolvidos no socorro ao sistema da pasta do Desenvolvimento, os hackers começaram os ataques por volta das 16h. Aparentemente, nos 30 minutos seguintes, houve uma intensa “batalha” entre os funcionários do governo e os invasores.

Os hackers tentavam avançar pelo sistema de proteção do Ministério (os firewalls), disparando ataques DDoS, chegando a derrubar parte da estrutura digital da pasta, sobretudo os serviços web.

Nos cerca de 30 minutos passados após a queda de parte dos sistemas, os técnicos depararam com o pior cenário possível: a invasão e o consequente sequestro dos dados do Bolsa Família, especialmente aos que se referem a pagamento de benefícios, no sistema Teradata. Em síntese, este é ambiente que, em linhas gerais, guarda tudo sobre o principal programa social do governo. Caso houvesse sucesso dos hackers, seria difícil exagerar as consequências devastadoras para o país.

Felizmente, os cibercriminosos não conseguiram invadir o cofre do Bolsa Família. Ao que tudo indica, foi por pouco. Após as mais de meia hora de confronto, os profissionais do governo e de empresas privadas conseguiram reerguer os sistemas. Aparentemente, o cofre está a salvo, embora esteja exposto.

Saiba também: Nova EXCLUSÃO de cadastros do Bolsa Família pode estar perto; entenda! 

Ataques DDoS são comuns

Ataques DDoS utilizado por hackers são um tanto quanto comuns. De modo geral, salvo em casos de alta capacidade tecnológica, são plenamente defensáveis. Através deles, os cibercriminosos direcionam uma grande quantidade de tráfego a um site ou a uma aplicação, sobrecarregando-a. Caso o ataque seja bem sucedido, o que vem depois é a queda do alvo, abrindo a possibilidade de se injetar um vírus nele. Essa etapa, se também tiver êxito, permite que o invasor se aposse do sistema e dos dados nele contidos. Daí em diante, os estragos são inevitáveis. Pode-se, por exemplo, apagar dados, manipulá-los, sequestrá-los, revendê-los a outros criminosos, ou até mesmo manobrá-los para uso em outras invasões.

Segurança frágil facilita hackers

Por fim, ainda segundo o portal ”O bastidor”, essa não é a primeira vez que hackers atacam sistemas do Governo Federal. Em 2021, por exemplo, enquanto Jair Bolsonaro ainda estava no comando, hackers invadiram e roubaram dados do Ministério da Saúde, além de inviabilizar o acesso a programas e ao registro de informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

À época, a ação dos vândalos digitais popularmente conhecido como hackers provocou graves problemas no acompanhamento de dados da Covid-19, em um dos últimos picos da doença, quando a vacinação ainda caminhava a passos lentos e os números de infectados e mortes cresciam depressa.

O MDS chegou a ser procurado sobre a equipe do portal “O Bastidor” para comentar a situação, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Veja mais: Beneficiários comemoram dinheiro EXTRA no Bolsa Família: consulte e descubra se você também vai receber