Profissões que estão sobrando vagas no Brasil: confira a lista!

Veja todas as profissões que estão sobrando vagas no Brasil; aproveite a lista para encontrar uma nova oportunidade

Alguns cidadãos podem estar perdidos quanto à qual profissão vão seguir, especialmente os mais jovens. Por isso, se você recém saiu do Ensino Médio ou busca mudar de cargo, veja quais profissões estão com vagas de sobra no país.

Confira todos os detalhes desse comunicado tão importante para os brasileiros e garanta uma nova vaga de emprego em 2024.

Profissões que estão sobrando vagas no Brasil: confira a lista!
Profissões com vagas em alta! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Busca por uma vocação

É bastante comum que os jovens sintam-se perdidos ao sair do ensino médio e se depararem com a decisão sobre qual profissão seguir. Este momento de transição pode gerar incerteza e ansiedade, pois implica em escolher uma área para se dedicar, muitas vezes sem ter total clareza sobre interesses e habilidades.

Essa indecisão pode surgir de diversas maneiras. Alguns jovens podem sentir pressão para escolher uma carreira que agrade seus pais ou corresponda a expectativas sociais. Outros podem simplesmente não terem ainda descoberto suas paixões ou identificado habilidades que desejam desenvolver profissionalmente.

Nesse contexto, é importante encorajar os jovens a explorar diferentes áreas de interesse, realizar atividades extracurriculares, estágios, voluntariado e buscar informações sobre variadas profissões. Assim, tal processo de autoexploração ajuda a identificar habilidades, gostos e desgostos, fornecendo conhecimentos valiosos para tomar decisões mais assertivas.

Além disso, é fundamental oferecer suporte emocional e orientação durante essa fase. Ou seja, conversar com familiares, professores, orientadores profissionais e pessoas que já estão na área desejada pode trazer clareza e informações relevantes para a tomada de decisão.

Portanto, é essencial lembrar que a escolha profissional não é necessariamente definitiva e pode evoluir ao longo do tempo. Os jovens devem ser encorajados a manterem-se abertos a novas oportunidades, aprendizados e mudanças de direção ao longo de suas trajetórias profissionais.

Desse modo, o importante é buscar um equilíbrio entre interesses pessoais, habilidades e perspectivas de mercado para tomar uma decisão que seja satisfatória e promissora.

Saiba mais: Salário de R$ 24,1 mil: profissão da área da tecnologia está ficando cada vez mais popular, confira

Profissões que estão sobrando vagas

Por conseguinte, se você faz parte do grupo de cidadãos que está perdido sobre qual profissão vão seguir na vida, essa matéria foi feita para você.

O Brasil, há muito tempo, enfrenta um grande desafio no que tange a empregabilidade. Entretanto, por mais que alguns trabalhos estejam com baixa demanda, outros estão com falta de mão de obra.

Assim, pode ser que você encontre sua nova vocação com este comunicado, uma vez que ele servirá essencialmente aos mais jovens.

O setor de tecnologia é um dos que mais crescem, alavancando as economias nacionais e mundiais. Com o avanço de setores de Inteligência Artificial, a demanda por desenvolvedores e engenheiros de software está em alta da mesma maneira.

A melhor parte também está no fato de que o trabalho de carteira assinada é a vantagem principal. Uma vez que a pandemia elevou os níveis de cidadãos na informalidade, a elevação de trabalhos formais gera uma boa expectativa nos futuros trabalhadores.

A informalidade possui seus pontos positivos, já que você faz seu horário e também não precisa prestar serviços para uma única empresa. Por outro lado, a formalidade garante mais direitos, como férias, décimo terceiro, FGTS e acesso à Previdência Social.

Dito tudo isso, confira a lista completa de profissões que mais estão em alta no Brasil e aproveite:

  • Engenheiro agrônomo digital;
  • Técnico em enfermagem;
  • Analista financeiro;
  • Técnico em agricultura digital;
  • Especialista em segurança da informação;
  • Analista de preços;
  • Analista de TI;
  • Vendedor de sistemas de energia solar;
  • Desenvolvedor mobile;
  • Motorista de carreta;
  • Camareira; e
  • Ajudante geral;

Veja também: Veja profissões que pagam super bem e só exigem ensino médio!