Pesquisa mostra as profissões que mais vão dar certo em 2024: confira também os salários

Essas são as profissões que mais ganharão destaque em 2024. Algumas delas já esperadas e outras aparecem como surpresa. Confia.

O Guia Salarial recém-lançado pela Robert Half é uma bússola valiosa para entender o panorama do mercado de trabalho em 2024. Baseado em dados coletados de 500 executivos e 1.500 profissionais brasileiros, o guia revela as habilidades e cargos que prometem ser protagonistas no próximo ano. Portanto, com informações super atuais, estamos prontos para desvendar o que o futuro reserva para os profissionais e as áreas de atuação em ascensão.

Empresas buscarão profissionais com habilidades em 2024

Empresas buscarão profissionais com habilidades em 2024

Adaptabilidade e Resiliência em Destaque

Em um mundo em constante transformação, a capacidade de adaptação e resiliência se tornou fundamental. Profissionais que conseguem superar adversidades e manter as operações em funcionamento, mesmo em momentos de crise, serão altamente valorizados em 2024.

Flexibilidade, Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Além da adaptabilidade, a flexibilidade na adaptação a mudanças de cenário, regras e demandas é outra habilidade fundamental. Os profissionais que se destacam são aqueles capazes de exercer funções de forma comprometida e proativa, independentemente das mudanças.

A comunicação eficaz também é uma competência essencial, envolvendo a capacidade de ouvir e falar de maneira clara e objetiva, facilitando a absorção, organização e compartilhamento de informações. Além disso, o relacionamento interpessoal é crucial para criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, envolvendo a capacidade de interagir de forma positiva com diferentes áreas, funcionários e departamentos.

Áreas em Destaque para 2024

O Guia Salarial da Robert Half apontou áreas de destaque para 2024, revelando os setores que lideram as contratações e as posições mais procuradas. Aqui estão alguns destaques:

Engenharia

No setor de engenharia, segmentos como agronegócio, farmacêutica, varejo, mineração e energia estão liderando as contratações. As posições mais procuradas incluem gerente de Supply Chain, gerente de projetos e especialista de ESG. Profissionais com habilidades técnicas em idiomas, SGI – Sistema de Gestão Integrada, inovação e certificações relevantes serão os mais requisitados.

Área de seguros é uma surpresa

Veja também: 8 coisas que você deve fazer para atrair coisas BOAS para 2024

Finanças e Contabilidade

Na área de finanças e contabilidade, setores como saúde, agronegócio, varejo e infraestrutura estão impulsionando as contratações. Portanto, profissionais com habilidades em planejamento financeiro, controle e tesouraria/financeiro estarão em alta demanda. Então, ter habilidades técnicas em inglês, automação de processos e Excel, bem como a certificação CRC ativa, será um diferencial.

Jurídico

No campo jurídico, escritórios boutiques, bancos, agronegócio e tecnologia lideram as contratações. Assim, as posições mais procuradas incluem profissionais empresariais/m&a, contratos, tributário e advogados generalistas corporativos. Profissionais com habilidades técnicas em inglês fluente e profundidade técnica, além de certificações relevantes, serão altamente valorizados.

Mercado Financeiro

No mercado financeiro, bancos de investimentos, fintechs e fundos de private equity estão liderando as contratações. Profissionais especializados em crédito, contabilidade e compliance serão os mais procurados. Ter habilidades técnicas em inglês, conhecimento em analytics/dados e certificações como CFP, CFA e ANCORD serão diferenciais importantes.

Na área de tecnologia, setores como bancos, indústria e saúde estão impulsionando as contratações. Profissionais com habilidades em consultoria ERP, engenharia de dados, segurança da informação e desenvolvimento RPA/automação serão altamente requisitados. Ou seja, ter certificações em infraestrutura, redes e cloud, juntamente com habilidades comportamentais como capacidade de ensinar e trabalho em equipe, será valioso.

Seguros

A surpresa de 2024 é o setor de seguros, seguradoras de grandes riscos, operadoras de saúde e insurtechs lideram as contratações. Profissionais especializados em finanças, subscrição e contabilidade serão os mais procurados. Habilidades técnicas em inglês, conhecimento em cibersegurança e certificações como MIBA e Chartered Property Casualty Underwriter (CPCU) serão cruciais.

Tecnologia e Marketing continuam crescendo em 2024

Recursos Humanos

Para 2024, a área de recursos humanos, setores como saúde, bens de consumo e varejo estão impulsionando as contratações. Portanto, profissionais generalistas, business partners e especialistas em administração de pessoal/payroll estarão em alta demanda. Ter habilidades técnicas em idiomas, desenvolvimento de liderança e conhecimento em D&I e ESG será essencial.

Tecnologia

Em 2024, a área de tecnologia, setores como bancos, indústria e saúde estão impulsionando as contratações. Profissionais com habilidades em consultoria ERP, engenharia de dados, segurança da informação e desenvolvimento RPA/automação serão altamente requisitados. Ter certificações em infraestrutura, redes e cloud, juntamente com habilidades comportamentais como capacidade de ensinar e trabalho em equipe, será valioso.

Vendas e Marketing

No campo de vendas e marketing, setores como agronegócio, farmacêutico e tecnologia estão liderando as contratações. Portanto, profissionais com especialização em business intelligence, gerenciamento comercial e vendas técnicas serão os mais procurados. Então, ter habilidades técnicas em idiomas, funil de vendas e Power BI, juntamente com certificações em Power BI e CRM, será vantajoso.

Em resumo, 2024 promete ser um ano em que as empresas vão valorizar profissionais com habilidades adaptativas, comunicação eficaz e relacionamento interpessoal. Assim, setores específicos, como engenharia, finanças e tecnologia, apresentarão oportunidades significativas para aqueles que buscam crescimento profissional. Portanto, estar preparado e adquirir as habilidades necessárias pode ser a chave para o sucesso no mercado de trabalho no próximo ano.

Veja também: FGTS vai mudar em 2024? Descubra quais serão os saques autorizados no ano que vem