Profissões que podem SUMIR em menos de 10 anos; a culpa é da tecnologia!
Com o passar do tempo, é comum que certas atividades acabem obsoletas e outras surjam. Veja quais profissões a tecnologia pode extinguir com o tempo!
Desde os primórdios do mundo, é comum que, com o passar do tempo, algumas profissões deixem de existir para dar lugar a cargos que fazem mais sentido com o contexto da humanidade em outro momento. Isso acontece ainda hoje, visto que a tecnologia cresce cada vez mais e, atualmente, há certos tipos de serviços que vão ficando de lado devido à modernização dos sistemas.
Dessa forma, caso você esteja curioso para saber quais são as profissões que devem deixar de existir daqui a alguns anos devido ao crescimento da tecnologia, continue acompanhando o texto a seguir.

Profissões que deixarão de existir por culpa da tecnologia
A princípio, há muitas tarefas rotineiras e repetitivas que podem acabar sendo automatizadas, o que fazia com que as empresas e lojas gastassem menos fazendo a manutenção dos serviços do que contratando funcionários para realizar certas tarefas.
Nesse sentido, trabalhos que envolvam atendimento ao cliente, linhas de produção manuais e situações semelhantes podem acabar deixando de existir para dar espaço aos aparelhos automatizados. Há alguns lugares em São Paulo em que, ao invés de passar compras com um caixa de supermercado, um cliente pode simplesmente somar o que comprou em um totem e pagar com seu cartão, por exemplo.
Dito isso, pelo menos nove profissões correm o risco de serem extintas nos próximos dez anos devido à modernização da tecnologia e dos sistemas que atendem às necessidades dos cidadãos. Confira quais são:
- Operador de caixa: o autoatendimento será mais comum;
- Operador de telemarketing: hoje em dia, o atendimento acontece por mensagens com uso de chatbots;
- Trabalhador de frete e estoque: máquinas conseguirão fazer esse serviço;
- Entregador de jornais: muitos jornais hoje em dia são eletrônicos;
- Agente de viagens: é muito fácil agendar suas próprias viagens e fazer um roteiro com uso do celular;
- Profissional dos Correios: o mesmo com os atendentes;
- Digitador e processador de texto: programas como o ChatGPT poderão fazer isso mais rapidamente;
- Bibliotecário: mídias tornando-se mais digitais;
- Gerente de mídia social: há programas que fazem as análises.
Ademais, como essas pessoas estão em áreas que podem acabar aos poucos de existir, é interessante que elas procurem entrar em outros mercados de trabalho para que, no futuro, não acabem sem nenhuma perspectiva de emprego.
Veja também: 9 profissões com FALTA de profissionais no Brasil: confira as vagas sobrando
E quais podem surgir por causa da modernização?
Em contrapartida, a tecnologia também pode acabar criando novas profissões, já que as possibilidades são muitas. Isso quer dizer que aqueles que estão em áreas obsoletas podem estudar para poder adentrar o mercado tecnológico, que está cada vez mais em ascensão e precisando de profissionais experientes.
Confira quais profissões devem passar a existir ou necessitar de mais gente capacitada para atuar:
- Arquitetura de redes;
- Ciência de dados;
- Desenvolvedor mobile;
- Gestão de Tecnologia da Informação;
- Jogos digitais;
- Programador web;
- Engenharia de software;
- Computação;
- Segurança da informação.
Em suma, todos esses cargos estão crescendo e precisando cada vez mais de profissionais qualificados, então mudar de área pode ser uma boa opção.
Veja também: Essas são as 7 profissões mais DESVALORIZADAS do Brasil; confira a lista!