9 profissões com FALTA de profissionais no Brasil: confira as vagas sobrando
Em busca de uma nova oportunidade no Mercado de Trabalho? Pelo menos 9 profissões de alta demanda registram falta de trabalhadores qualificados. Confira!
No trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8%, de acordo com os dados indicados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo IBGE. Boa parte desses desempregados possui apenas o ensino Médio completo, escolaridade frequentemente exigida em muitos processos seletivos.
Embora a competição seja mais acirrada entre os profissionais de nível Médio, as chances também são maiores nessa faixa de escolaridade. Inclusive, algumas profissões possuem vagas de emprego sobrando. Portanto, Se você é do tipo que deseja trabalhar e não se importa muito com a função a ser desempenhada, ingressar em uma dessas áreas pode ser uma boa estratégia para sair do desemprego.

9 profissões com vagas sobrando para trabalhadores de nível Médio
Aproveite o excesso de oferta existente em algumas áreas para ingressar no mercado de forma rápida. Esta alta demanda por trabalhadores é resultado da retomada de alguns setores econômicos, especialmente após as restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Sendo assim, nas linhas abaixo, conheça 9 funções com vagas de sobra no mercado:
- Pizzaiolo;
- Padeiro;
- Cozinheiro;
- Camareira;
- Estoquista;
- Ajudante Geral;
- Garçom;
- Atendente;
- Instrumentador cirúrgico.
Veja também: 4 truques SECRETOS para garantir a vaga de emprego quando chegar na entrevista
Profissões com vagas no Mercado de Trabalho: conquiste o seu espaço
Enquanto alguns profissionais precisam de mais tempo para encontrar a oportunidade ideal, há aqueles que buscam ser contratados o mais rapidamente possível. Para esse segundo grupo, algumas estratégias podem ser úteis na procura por uma vaga de emprego. Veja:
1. Estabeleça um objetivo
Antes mesmo de entregar currículos por aí, defina um objetivo. De modo geral,, determine o tipo de vaga que você procura, consulte as exigências e tendências de mercado e, além disso, lembre-se de selecionar as empresas onde gostaria de trabalhar.
2. Informe seus contatos
Em segundo lugar, lembre-se de dizer a todos os contatos possíveis que você está procurando um emprego. Comente com os amigos e crie perfis em redes sociais, como por exemplo o LinkedIn, para comunicar sua busca.
3. Peça indicações de profissões e profissionais
Acredite: uma das formas mais fáceis de conseguir um emprego é por indicação de algum funcionário. Sendo assim, converse com os contatos mais próximos e comente sobre a possibilidade de ser indicado para vagas que estejam abertas nas empresas onde eles trabalham.
4. Cadastre seu currículo
Apenas pedir indicações de profissões e vagas não será suficiente. Nesse sentido, também vale a pena cadastrar o currículo em plataformas de emprego. Lembre-se, porém, de manter suas informações sempre atualizadas e não se esqueça de se candidatar àquelas que achar interessante.
5. Invista em você
Por fim, não deixe de cuidar da sua aparência pessoal para se apresentar bem aos recrutadores. Ademais, também aposte em cursos, formações e treinamentos que contribuem para seu crescimento dentro da profissão.
Veja também: Quer conseguir um emprego? Veja como fazer um bom perfil no LinkedIn com estas seis dicas