Processo para RENOVAR a CNH vai mudar de novo em 2024? Saiba o que será preciso para ATUALIZAR o documento

O processo para a renovação da carteira de motorista é obrigatório em todos os estados do país. Conheça todas as regras do procedimento.

Renovar a  CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é essencial. Afinal de contas, o CTB (Código de Trânsito Brasilerio) afirma que todos os motoristas devem passar por um novo exame médico para continuarem com o direito a conduzir o veículo. O tempo para a renovação depende da idade do brasileiro. Vale destacar que, ao não realizar o procedimento, a pessoa comete uma infração. 

Dessa forma, pode levar multa e ter seu documento suspenso. Por conta da pandemia do Covid-19, no entanto, o governo deixou o prazo mais flexível. Muitos deixaram de renovar a CNH em decorrência do isolamento social. Agora, o prazo para realizar o procedimento está acabando e as pessoas devem respeitar as novas datas. Continue lendo esta matéria para saber como agendar a renovação. 

CNH-1
Datas para renovar a CNH mudam em 2023 – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, qual é o prazo para renovar a CNH? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro quais são os prazos para renovar a CNH. Conforme já mencionado, isso varia com a idade do motorista. Os que possuem entre 18 e 49 anos de idade, devem fazer o procedimento a cada dez anos. Os que possuem entre 50 e 69 anos, a cada cinco. E por fim, os motoristas com 70 anos de idade ou mais, a cada três anos. 

Caso tais prazos não sejam respeitados, o brasileiro poderá ter sua carteira suspensa. Se ele for pego dirigindo com a carteira suspensa, terá o veículo apreendido e deverá se inscrever no processo de tirar a habilitação novamente. Portanto, é essencial respeitar os prazos estabelecidos pelo Governo. 

Por conta da pandemia, alguns prazos ficaram mais flexíveis. De forma geral, o prazo de renovação já se encerrou para todos os brasileiros com documentos vencidos. A data limite foi 2023. A única exceção acontece para os motoristas que tiveram o vencimento em dezembro de 2022. Eles devem renovar a CNH até 31 de agosto de 2023. Caso contrário, irão enfrentar as penalidades da lei. 

A renovação de 30 dias antes do prazo de validade não está mais disponível. Agora, os brasileiros possuem um período de até 30 dias após o prazo de validade para ir atrás da renovação do documento. 

Veja também: Motoristas brasileiros estão REVOLTADOS com nova regra para renovar a CNH: mudança DRÁSTICA na carteira de motorista

Como agendar a renovação 

Os brasileiros que desejam renovar a CNH podem fazer o agendamento online. O processo é muito simples. Em primeiro lugar, é necessário acessar o site do PoupaTempo de seu estado. Em seguida, o motorista deve procurar pela opção de renovação da CNH no menu de serviços. O próximo passo é preencher os dados corretamente, verificar se está tudo certo e confirmar o envio. 

Depois, basta agendar o exame em uma das clínicas autorizadas e fazer o pagamento da taxa. E pronto, a carteira de motorista está renovada. Ele pode aguardar o documento chegar em seu endereço via Correios. O processo é prático e não há necessidade de comparecer em uma agência física, apenas na clínica do exame. 

Veja também: CNHs suspensas podem ter novo desfecho: saiba tudo sobre a NOVA LEI!

O que são as categorias da habilitação?

Atualmente, as categorias da habilitação se dividem nas seguintes:

  • A – condutor de veículos motorizados com duas rodas que podem ou não ter algum carro lateral;
  • B – condutor de veículos motorizados, com exceção da categoria anterior. O peso aqui não pode ser maior que 3.500 kg e a lotação não pode superar oito lugares (excluindo motorista);
  • C – condutor de veículos incluindo o da categoria anterior, mas que seja utilizado no transporte de cargas, sendo que o peso ultrapassa os 3.500 kg;
  • D – condutor de veículos incluindo as três categorias anteriores, mas cujos automóveis sejam para transporte de pessoas e tenha mais de oito lugares (excluindo motorista);
  • E – condutor de veículos de todas as categorias acima (exceto A) que tenha mais de 6 mil kg, exceda os oito lugares e tenha unidade acoplada ou articulada, trailer, semirreboque ou reboque.

Quais as multas mais populares no Brasil?

Algumas multas de trânsito ocorrem com tanta frequência no Brasil que são até bastante conhecidas pelos brasileiros. Confira abaixo quais são as que aparecem com mais frequência, segundo informações da Associação Nacional dos Detrans (AND):

  • Excesso de 20% acima do limite de velocidade recomendado (R$ 130,16);
  • Excesso de 50% acima do limite de velocidade recomendado (293,47);
  • Ultrapassagem do sinal vermelho (293,47);
  • Não utilizar o cinto (127,69);
  • Dirigir com a carteira vencida acima dos 30 dias de vencimento (293,47);
  • Não respeitar a preferência do pedestre (293,47);
  • Usar o celular ao mesmo tempo em que dirige (293,47).