- Publicidade -

Processo de matrícula do ProUni foi comprometido? MEC se pronuncia, entenda

Entidades já fizeram o pedido para que a pasta prorrogue o prazo para a entrega da documentação, mas nada se sabe ainda. Veja os detalhes.

0

Universidades e entidades do Ensino Superior estão acusando, desde a última quinta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) de atrasar a divulgação de dados do Programa Universidade Para Todos; e, consequentemente, comprometer o Processo de Matrícula dos alunos para o 2° semestre do ProUni 2022.

- Publicidade -

Em resposta, a pasta diz que está tomando todas as previdências para corrigir o sistema para que nenhum candidato se prejudique. Entidades já fizeram o pedido para que a pasta prorrogue o prazo para a entrega da documentação, mas nada se sabe ainda. A seguir, veja mais sobre.

Entidades pedem a prorrogação do prazo. (Créditos: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Processo de matrícula do ProUni comprometido

Ainda no dia 09 de agosto, os candidatos tiveram acesso ao resultado da 1ª chamada para as bolsas de estudo. Assim, aqueles que foram pré-selecionados devem, até a próxima quarta-feira (17), entregar toda a documentação necessária solicitada pela Instituição de Ensino. Somente dessa forma terão a vaga garantida.

- Publicidade -

As universidades, no entanto, afirmam que, até hoje (sexta-feira, 12), ainda não haviam recebido do MEC as listas de pré-aprovados no ProUni. Sem esses resultados, não há como solicitarem os documentos dos alunos para que os mesmos formalizem suas matrículas.

E tem mais: de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), em ofício apresentado ao MEC, sem a listagem, todas as outras etapas do ProUni também estão travadas. Dessa forma, os candidatos estão comparecendo às Instituições de Ensino e aguardando um posicionamento que, até o momento, elas não conseguem oferecer, visto que o erro é no próprio sistema do ProUni.

Outra entidade, a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), também questionou os atrasos. E, além disso, acusou o MEC de atrapalhar os cronogramas das Instituições de Ensino. O MEC, em nota, disse que nenhum candidato será prejudicado neste processo, e os resultados serão divulgados o mais rápido possível.

Veja também: Quando vai sair o resultado da segunda chamada do ProUni 2022? 

- Publicidade -

Prorrogar?

Por fim, a ABMES solicitou que a pasta prorrogue o prazo para a entrega da documentação. Por outro lado, o o ministério não respondeu sobre a alteração do cronograma do programa, que continua da seguinte maneira:

  • Entrega dos documentos: 9 a 17 de Agosto;
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de Agosto;
  • Entrega dos documentos para a 2ª chamada: 22 a 31 de Agosto;
  • Lista de espera: 5 a 6 de Setembro.

Apesar de o MEC afirmar que ninguém será prejudicado, os estudantes temem que enfrente problemas por causa do atraso. No entanto, resta esperar um novo posicionamento da pasta e torcer para que os dados não se percam.

- Publicidade -

Veja também: MEC define nova data para os resultados do ProUni 2022: Confira! 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais