Está com problemas para solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil? Caixa divulga INSTRUÇÕES!

Confira essas dicas!

Alguns beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram o empréstimo consignado estão com problemas para receber o dinheiro. Dentre os principais erros estão mensagens de cancelamento ou avisos eternos de que o pedido está em processamento. Por isso, a Caixa divulgou algumas orientações para quem está sofrendo com essas questões.

Se você está passando por um desses casos, confira abaixo algumas dicas para te ajudar a resolver a situação da contratação. Pode ser mais simples de resolver do que parece!

Muitos beneficiário estão relatando dificuldades para contratar o empréstimo do Auxílio Brasil. Veja como resolver!
Muitos beneficiário estão relatando dificuldades para contratar o empréstimo do Auxílio Brasil. Veja como resolver! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Problemas para solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil

Em síntese, os beneficiários que solicitaram o consignado e tiveram o pedido cancelado ou estão recebendo a mensagem de que o crédito está em processamento há mais de dois dias úteis devem solicitar a modalidade novamente no aplicativo do Caixa Tem, em uma casa lotérica, em uma agência do banco ou então em um correspondente Caixa Aqui.

Todas as orientações e tutoriais foram divulgados pela instituição financeira nesta segunda-feira (24/10) através de um vídeo, no mesmo dia em que o banco retomou as atividades para a concessão de empréstimos aos beneficiários do programa de transferência de renda.

Segundo relatos dos contratantes nas redes sociais, as falhas no sistema da Caixa Econômica teriam gerado o cancelamento sistêmico de contratos, mesmo de grande parte do público que atende os critérios de concessão. Há alguns casos em que o pedido é realizado, mas a resposta não sai e a solicitação fica “em processamento” por dias.

Caso o empréstimo consignado seja negado porque o beneficiário em questão não atende as exigências do programa, pode ser que a regularização do cadastro ajude a resolver a questão. Entretanto, é bom ressaltar que há algumas regras específicas, como esperar que o benefício seja pago por mais de três meses.

Veja também: Auxílio Brasil: saiba o que fazer quando aparecer uma mensagem de ‘ERRO’ na hora de solicitar o empréstimo!

Como consultar o consignado

Primeiramente, para saber se você teve o acesso ao consignado permitido ou não, é bom realizar uma consulta pelo aplicativo Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUSou iOS: https://bityli.com/FwISrT) e seguir o passo a passo:

  • Assim que acessar o app, clique na opção “Consignado auxílio” que aparecer logo na tela inicial;
  • Depois, clique em “Meus contratos”;
  • Ao ser encaminhado para a próxima tela, no canto superior direito, confira a situação dos seus contratos. Eles podem estar como “Em processamento”, “Aprovado” ou “Cancelado”.

O que fazer quando está “em processamento”

Quando essa mensagem aparece, quer dizer que o pedido ainda está em análise e, portanto, está sujeito a uma resposta dentro de dois dias úteis. Entretanto, muitos usuários estão tendo que esperar a análise por um tempo maior que esse período. Caso isso aconteça com você, será necessário pedir o empréstimo novamente pelo app ou em outros representantes da Caixa.

Empréstimo foi cancelado

Nesse caso, é bom entender quais os principais motivos que levam ao cancelamento de um empréstimo:

  • Caso o CPF esteja com restrições na Receita Federal, então é necessário regularizar a situação;
  • Não ter comparecido à convocação do Ministério da Cidadania para atualizar o CadÚnico, devendo fazer isso agora;
  • Ter recebido menos que três parcelas do benefício;
  • Caso seu Auxílio Brasil tenha previsão para acabar;
  • Não receber o benefício em conta, sendo necessário atualizar o Cadastro Único.

Caso tenha que resolver alguma dessas situações, primeiro regularize as pendências e depois solicite novamente a linha de crédito junto à Caixa ou pelo app.

Veja também: Empréstimo do Auxilio Brasil “em processamento”: o que isso quer dizer?