Problemas para DORMIR? Conheça 4 tipos de ALIMENTOS que vão ajudar

O sono é essencial para o corpo humano e a alimentação pode fazer a diferença nesse processo. Conheça 4 tipos de alimentos que são bons para o sono e você não sabia.

Você sente falta de um sono tranquilo e restaurador? É totalmente legítimo aspirar a um sono de qualidade, do tipo que relaxa e restaura a energia. Na verdade, dormir bem é tão importante para uma boa saúde quanto se exercitar e comer de forma saudável.

O sono de duração e qualidade adequadas melhora a atenção, o comportamento, a memória e o estado geral da nossa saúde mental e física; também ajuda o corpo a manter e regular várias funções vitais. E é possível tentar melhorar a qualidade do sono através da alimentação, sem remédios e química. Veja no texto algumas alternativas.

Problemas para DORMIR? Conheça 4 tipos de ALIMENTOS que vão ajudar
Soluções simples para o problema – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sono é tão importante quanto o ar e a água para manter alguém saudável

Antes de mais nada, de acordo com um relatório de 2015 da National Sleep Foundation, todavia devemos dormir entre sete e nove horas para funcionar de maneira ideal. A saber: a falta de sono está ligada a uma série de repercussões negativas na saúde, na vida social e no desempenho do indivíduo, podendo afetar sua vida pessoal e profissional.

Nesse meio tempo, todavia não nos surpreenderemos ao saber que um relatório, publicado em 2017, destacou o fato de que a maioria dos entrevistados não dorme o suficiente, colocando sua saúde em risco. Com efeito, cerca de 20% das pessoas dormem entre seis e sete horas por noite e 6% dormem menos de seis horas por noite.

Sinais de que você está com privação de sono

Em conclusão, aqui estão dez sinais que indicam que seu corpo e sua mente precisam de mais sono:

  • Seu humor oscila sem motivo.
  • Você ganha peso.
  • Você é mais impulsivo.
  • Seu tempo de reação é mais lento.
  • Você percebe uma queda em seu desempenho e produtividade.
  • Tem pouco ou nenhum interesse em sexo.
  • Você tem lapsos de memória.
  • Há dificuldade em tomar decisões.
  • Você está frequentemente doente.
  • Sua aparência sofre.

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Quatro alimentos que ajudam o sono

Para dormir bem, em resumo, você deve consumir triptofano. Por trás desse nome bárbaro esconde-se logo após um aminoácido que o corpo não sabe fabricar. Presente principalmente em leguminosas, sementes e certas frutas, o triptofano permite a produção de serotonina no cérebro. Este neurotransmissor nos prepara para o sono, promovendo a produção de melatonina, também conhecida como o “hormônio do sono”.

Leguminosas

Lentilhas, grão de bico, feijões, etc. Esses vegetais são tão ricos em triptofano quanto em possibilidades culinárias de viagem. O grão de bico inspira sopas que podem ser aprimoradas com tomates picados e meio ovo cozido picado. Com cebola, coentro fresco e algum defumado em cubos, feijões e lentilhas oferecem o luxo de um prato completo.

Sementes

Abóbora, gergelim, girassol, abóbora, tremoço: essas sementes inegavelmente contêm esse aliado do sono que é o triptofano. Eles são consumidos puros, em uma salada ou posteriormente triturados e misturados com mel.

Açúcares lentos

Estudos inesperadamente mostraram que alimentos que contêm carboidratos promovem o sono, a fim de que qualidade de vida é muito importante. De fato, eles fornecem carboidratos que atuam facilitando a produção de serotonina essencial para a secreção de melatonina, conhecida como o “hormônio do sono”. É, portanto, para os açúcares lentos, começando pelos grãos integrais, que devemos nos voltar para passar noites tranquilas.

Frutas

Acima de tudo, algumas frutas têm similarmente um alto teor de triptofano. É o caso das bananas, tâmaras e mangas. Muito bons em acertar os relógios de volta ao sono, essas frutas são melhor consumidas antes de dormir. O maracujá melhora o sono graças à sua ação relaxante e ao estresse. Esta planta de origem mexicana produz flores e frutos surpreendentes.