Brasileiros continuam tendo problemas com consignado do Auxílio: SAIBA O QUE FAZER!

Confira alguns dos problemas que estão acontecendo e saiba o que fazer caso encontre o mesmo tipo de complicação

O Banco Central confirmou que foram mais de R$ 5 bilhões emprestados para beneficiários do Auxílio Brasil através do consignado em outubro. Juntando novembro, os valores batem diversos recordes. 

A grande questão, porém, é que muitos brasileiros continuam tendo problemas com esse tipo de crédito. Por isso, a seguir, confira quais são esses percalços e o que você pode fazer caso passe por algo parecido. Fique atento para não ser prejudicado. 

Problemas consignado
Saiba quais são os principais problemas com consignado do Auxílio Brasil (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Problemas no consignado do Auxílio Brasil

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem diferentes tipos de questões relacionadas ao crédito consignado do benefício social. 

Como já falamos anteriormente aqui, existem relatos de cobranças indevidas da CAIXA. Alguns beneficiários que não solicitaram os empréstimos acabaram por contar com desconto em novembro; outros que teriam cobrança só em dezembro já viram os valores descontados em novembro. 

Contudo, a principal questão neste momento não é mais sobre valores indevidos e sim pelos empecilhos para conseguir a aprovação. 

Veja também: ESTAS famílias podem ser SUSPENSAS do Auxílio Brasil; entenda o motivo!

Dificuldade para aprovação do empréstimo consignado

A grande questão neste momento, portanto, é a diminuição enorme na taxa de aprovação das solicitações de empréstimo consignado pela Caixa Econômica Federal. 

De acordo com relatos coletados pelo g1, muitas pessoas estão tentando o benefício sem sucesso. Um dos relatos, por exemplo, aponta para uma auxiliar de serviços gerais que tentou o consignado do Auxílio sem sucesso três vezes. 

O pedido negado do consignado do Auxílio Brasil pela CAIXA está virando regra e não exceção. 

E qual é a explicação para isso? De acordo com o banco, o serviço está seguindo “critérios internos de governança”. 

Ainda segundo a CAIXA, “as linhas de crédito do banco estão ativas” e funcionando. O problema é que os critérios “constantemente avaliados tecnicamente” mudaram muito recentemente, como já mostrou matéria do UOL. 

Segundo o portal, as políticas internas mudaram e agora ficou muito mais difícil fazer a solicitação e ser aprovado. 

O que fazer com os problemas no consignado do Auxílio?

Finalmente, existem caminhos diferentes para os tipos de questões envolvendo o crédito consignado pela CAIXA. 

Se você é um dos beneficiários que viu uma cobrança indevida ou teve algum problema específico depois de fazer a solicitação, o melhor caminho é o atendimento direto do Ministério da Cidadania. Neste caso é só ligar para 121, no canal oficial. 

Se o problema é a aprovação do empréstimo do Auxílio Brasil, a questão é mais complexa. Existem relatos de usuários que estão tentando de diferentes formas, mesmo apresentando todos os critérios exigidos e, ainda assim, sendo barrados. 

Por isso, a primeira recomendação para conseguir ser aprovado no consignado do Auxílio pela Caixa Econômica Federal é conferir se os dados estão atualizados no Cadastro Único. Isso pode ser feito pelo novo site do Meu CadÚnico: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home

Se estiver tudo ok e você não conseguir aprovação pelo aplicativo, procure uma agência da CAIXA para fazer a solicitação do consignado presencialmente. 

Veja também: Milhares de cadastros do Auxílio Brasil apresentam indícios de FRAUDE: famílias deixarão de receber?