Problema de Saúde assegura Auxílio-doença ou Aposentadoria por invalidez: Veja o seu CASO e o que SOLICITAR!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Problema de Saúde assegura Auxílio-doença ou Aposentadoria por invalidez – Entenda como funciona a solicitação dos benefícios para quem está incapacitado de atividades laborais definitivas ou parciais! 

Muitas pessoas sabem que um problema de saúde assegura Auxílio-doença ou Aposentadoria por invalidez, mas não sabem a diferença entre os dois. Por isso é importante entender exatamente como funciona cada situação. 

Mesmo que você nunca tenha passado por uma situação deste tipo, é importante que saiba qual é o caso de cada um dos benefícios. Entenda para caso de uma urgência ou para ajudar algum familiar e amigo que pode estar precisando. 

Confira a seguir as principais informações e saiba exatamente como solicitar esse tipo de ajuda. Fique ligado e entenda quais são os requisitos específicos para cada situação. 

Problema de Saúde assegura Auxílio-doença ou Aposentadoria por invalidez
Imagem: Divulgação

Estou doente, posso receber Auxílio-doença ou pedir Aposentadoria?

Uma dúvida muito comum para quem nunca teve contato com a Previdência Social é: ‘estou doente, posso receber Auxílio-doença ou pedir Aposentadoria por invalidez?’. O primeiro ponto importante é lembrar que estamos falando de benefícios ligados à sua atividade laboral. 

Ou seja, você poderá receber o auxílio-doença ou conseguir se aposentar por invalidez desde que isso seja atestado a partir de perícia médica do INSS. Mas para fazer isso, você deve ter certeza de que a sua doença está afetando realmente o seu processo de trabalho. 

Quem conseguir exercer suas atividades normalmente, mesmo com os problemas de saúde, não deverá conseguir os benefícios. Eles são voltados para pessoas que estão realmente incapacitadas de atuação. 

Como funciona Auxílio-doença

E como saber qual posso receber? Como funciona o auxílio-doença? Esse é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social voltado para pessoas que ficaram incapacitadas para atividade laboral ou trabalho. 

Nesse caso, recebem os valores aqueles que estão em situação de incapacitação por mais de 15 (quinze) dias seguidos. Quem tem direito ao auxílio-doença são:

  • Pessoas que cumpriram carência de 12 contribuições mensais – a perícia médica do INSS avaliará a isenção de carência em algumas situações; 
  • Quem já está na condição de segurado (caso tenha perdido, precisa cumprir pelo menos a metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social – de acordo com a Lei nº 13.846/2019);
  • Trabalhadores que comprovem na perícia médica, que estão doentes ou sofreram acidente que o tornem temporariamente incapazes para atuação;
  • Para o empregado em empresa: aqueles que estão afastados do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

Esse trabalhador não precisa estar totalmente incapacitado de qualquer atividade, mas apenas incapacitado do seu trabalho. 

Como funciona Aposentadoria por Invalidez

E como funciona aposentadoria por invalidez? Esse é um outro tipo de benefício voltado para quem está permanentemente (ou totalmente) incapacitado para as suas atividades laborais. 

Nesse caso, quem tem direito à aposentadoria por invalidez são:

  • Pessoas com carência mínima de 12 meses de contribuição – algumas doenças são isentas de carência para o benefício; 
  • Trabalhadores que estão contribuindo no momento do acometimento da doença; quem ainda que não está contribuindo deve estar ao menos no período de graça como segurado; 
  • Necessário sofrer de uma incapacidade total e permanente para o trabalho – caso contrário será disponibilizado apenas o auxílio-doença.

É importante lembrar, por fim, que o tempo de contribuição (ou idade) não são requisitos da aposentadoria por invalidez. Para saber mais, acesse o site do INSS ou o app MEU INSS: https://www.inss.gov.br/

Prorrogada INSCRIÇÃO do Auxílio de R$ 1800,00: Governo libera novo BENEFÍCIO para ESTE GRUPO!

 

Leia Também