Print no WhatsApp: saiba como BLOQUEAR a captura de tela no app mensageiro

Agora, é possível ter mais privacidade na plataforma e enviar arquivos de vídeo e imagem com a certeza de que não serão compartilhados com outras pessoas.

Nós sabemos que, ao conversar com alguém no WhatsApp, o interlocutor pode tirar print da conversa e mandá-la para qualquer pessoa. Entretanto, para melhorar essa situação e promover a privacidade do usuário, o WhatsApp passou a permitir o bloqueio de prints de fotos e vídeos. Esse bloqueio foi lançado em dezembro de 2022, tanto para Android quanto para IOS. 

Dessa forma, os usuários poderão ter mais privacidade em suas conversas, sem o medo de que dados ou imagens íntimas sejam vazadas. Esse é um grande avanço para a plataforma que, a até pouco tempo, não tinha função semelhante. Se você quer saber tudo sobre, confira o texto completo. 

Aprenda a fazer isso. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Política de privacidade do Instagram

Primeiramente, é preciso entender mais sobre a política de privacidade do Instagram. A saber, a função mais conhecida é a criptografia de ponta a ponta, que impossibilita qualquer outra pessoa a não se as duas pessoas envolvidas na conversa privada de lerem as mensagens. Ademais, além disso, o aplicativo também adicionou camadas adicionais de proteção a todas as conversas.

Outro recurso recentemente implementado foram as mensagens temporárias. Dessa forma, com essa funcionalidade, você pode ter mais privacidade no WhatsApp. É possível definir se as mensagens irão sumir depois de 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Ademais, é possível ativar as mensagens temporárias para conversas específicas ou todas as conversas. 

Além disso, esse recurso também serve em mensagens em vídeo ou foto. Você pode enviar qualquer arquivo de mídia e, em seguida, selecionar o “1” na aba, para que seja de visualização única. 

Por fim, é interessante mencionar que o WhatsApp também permite que o usuário personalize as configurações de privacidade para escolher quem irá vê-lo online, assim como quando viram você por último no WhatsApp.

Veja também: Modo SECRETO do WhatsApp está dando o que falar entre usuários; afinal, como ativá-lo? 

Como bloquear Print no WhatsApp?

Felizmente, a função de bloqueio de prints e vídeo no WhatsApp é automática, válida para arquivos de visualização única. Ou seja, aqueles arquivos temporários de vídeo e imagem que citamos acima. Quando o indivíduo tentar tirar um print da tela de visualização, o aplicativo dá um aviso que impede que a captura seja concluída.

Para testar, abra uma conversa e clique no ícone de “+” para quje possa enviar uma mídia. Após isso, escolha “Fotos e vídeos”. Selecione a imagem ou vídeo e, então, clique no número “1” lna caixa de legenda para o envio temporário. Depois, toque na seta para enviar. 

Quando abrir a imagem temporária, tente realizar o print conforme as configurações do seu celular. Dessa forma, poderá ver uma imagem na tela escrita “Captura de tela bloqueada. Essa captura de tela foi bloqueada para maior privacidade.”

Ou seja, caso queira enviar uma imagem ou vídeo, com a certeza de que não irá vazar, utilize a função de envio de visualização única, chamado também de envio temporário. Assim, estará mais seguro.

Veja também: WhatsApp vai permitir o envio de mensagens mesmo SEM ter internet? Confira o novo recurso do app!