Principais Mudanças do Enem 2020 – Saiba tudo sobre o exame do próximo ano!

Principais Mudanças do Enem 2020 – Veja na matéria todos detalhes sobre o próximo Enem!

Confira quais são as mudanças pretendidas pelo Ministério da Educação para a principal prova do país! Saiba quais são os principais pontos divulgados até o momento!

As mudanças do Enem 2020 estão sendo discutidas por muitos especialistas da educação e professores em geral. Não existem ainda um consenso sobre quais são os pontos positivos ou negativos dessas alterações. 

Enquanto isso, muitas pessoas já estão se preparando para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio e tentando se adaptar. Isso acontece já que essa segue sendo a principal porta de entrada para universidades e faculdades de todo o país. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer saber mais sobre as modificações na prova. Confira e saiba o que pode ser novo de acordo com especialistas na áreas. Fique atento!

Principais Mudanças do Enem 2020
Foto: Divulgação

Mudanças Enem 2020

Muitas pessoas já estão pesquisando sobre as Mudanças Enem 2020! Isso acontece principalmente porque a atual administração do Ministério da Educação (MEC) já informou que a prova passará por algumas reformulações. 

Na última semana, o atual ministro da Educação falou que a preocupação do órgão será em fazer a seleção dos melhores estudantes para ocupar as vagas que estarão disponíveis no Ensino Superior com o uso das notas do Enem. 

Para isso, uma nova prova do Enem deverá ser vista nas próximas edições. A ideia é que mudanças de conteúdo e talvez mudanças estruturais apareçam para quem for fazer o exame nos próximos anos. 

Prova Enem 2020

É muito mais provável que a Prova do Enem 2020 já tenha essas mudanças mais visíveis. Segundo especialistas, a ideia é que o exame aconteça de uma forma mais “conteudista”. Ou seja, será necessário estudar conteúdos específicos e não tanto a interpretação ou avaliação crítica e raciocínio lógico. 

De acordo com o atual ministro, a próxima prova não irá contar com “ideologia” e sim com “conhecimento científico, técnico e de capacidade de leitura”. Isso provavelmente levará os estudantes para uma prova mais tecnicista, com conteúdos bem delimitados. 

Enem Digital 2020

Outra mudança é o Enem Digital 2020. Já na próxima edição o Ministério da Educação irá testar o Exame Nacional do Ensino Médio em um novo formato. A intenção é que aconteça uma implementação dessa mudança de forma progressiva. 

A versão digital do Enem em 2020 acontecerá em uma fase piloto. A previsão do MEC é que as versões impressas sejam abandonadas em 2026. Ou seja, quem vai fazer o exame em 2019 não precisa se preocupar já que a prova acontecerá de forma tradicional. 

As primeiras edições digitais serão opcionais. Os estudantes poderão escolher qual modelo irão fazer no momento das inscrições Enem Digital 2020. O modelo será aplicado para no máximo 50 mil pessoas em 15 capitais do país. 

A grande vantagem desse formato, segundo o governo, é que poderão ser usadas outras dinâmicas como infográficos, questões com vídeos e até mesmo as lógicas de games. Também será possível aplicar a prova em locais de difícil acesso sem ter grandes problemas. 

 

Leia Também