Previsão de MUITA CHUVA: saiba o que esperar dos próximos dias na sua região

Apesar do ar seco, diversas regiões do Brasil contam com previsão de fortes chuvas para esta semana.

Apesar de estar chegando a época onde o ar fica seco, algumas áreas do país podem passar por fortes chuvas durante esta semana. Por isso, é importante estar atento para evitar maiores transtornos e se preparar para não sair de casa sem guarda-chuva.

De acordo com os especialistas, existe uma causa para que o tempo esteja instável.

Diversas regiões do Brasil contam com previsão de fortes chuvas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Previsão de chuva para diversas regiões do país

As pessoas de diversas regiões do país podem retirar o guarda-chuva do armário pois a previsão é de nuvens carregadas em diversas regiões do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. De acordo com os especialistas, as pancadas têm origem em uma frente fria próxima ao litoral da Bahia e do Espírito Santo.

Uma massa de ar seco polar também impacta o clima na região Sul do país, e deve avançar para o Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Triângulo Mineiro. Por isso, esteja preparado para as fortes chuvas repentinas que podem acontecer nesta semana.

Confira a seguir a previsão do tempo em cada uma das regiões do Brasil.

Confira também: A previsão do tempo não será a mesma no futuro: será possível prever 1 mês a frente?

1. Região Sudeste

Devido a instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCA), a previsão é de muitas nuvens nas áreas do leste do Espírito Santo e também de Minas Gerais. As expectativas são de chuva forte e grande volume de água no decorrer do dia.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, o tempo deve permanecer estável, com baixas chances de chuva.

2. Região Centro-Oeste

A previsão é de que o sol fique forte durante todo o dia no Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e nas áreas sul e oeste do Mato Grosso. Portanto, pode-se esperar muito calor, baixa umidade e pouca chance de chuva.

Apesar da previsão anterior, nas demais localidades da região existe a previsão de sol, mas também grandes pancadas de chuvas com raios e precipitações mais fortes.

3. Região Sul

Assim como em outras regiões, o ar seco também predomina no Sul do país. Nesta região, o clima será de sol, sem nuvens na maior parte do tempo. Sem condições para chuva, o frio permanece somente durante o amanhecer.

No entanto, existem chances de geada ao amanhecer na serra catarinense.

4. Região Norte

Muitas nuvens e pancadas de chuva devem ocorrer nos próximos dias, sobretudo nas áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A previsão de chuva forte e volumosa é para quase toda a região.

Nos estados do Amapá e Roraima haverá pancadas rápidas de chuva com sol e precipitações no mesmo dia.

5. Região Nordeste

Já no Nordeste do país, as áreas de Convergência do Atlântico Sul também devem provocar pancadas de chuvas constantes no estado do Maranhão, no sertão de Pernambuco e também no interior do Piauí e da Bahia.

Nas demais lugares da região, a previsão é de sol forte e pouca chuva.

Saiba mais: Neve no Brasil: saiba ONDE o fenômeno climático vai acontecer