Presidente LULA vai dar voz ao povo brasileiro: cidadãos poderão enviar SUGESTÕES ao governo

O presidente Lula anunciou um programa chamado Brasil Participativo que permite que os brasileiros enviem sugestões de projetos para o governo.

O governo federal brasileiro conta com uma série de programas sociais, voltados para a assistência social e também para a redistribuição de renda. Com isso, a população de baixa renda pode ter acesso a transferências condicionadas de renda, educação e saúde.

Os programas em questão tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos grupos que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Diante disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelou recentemente que pretende incluir a população nas decisões do governo a respeito dos benefícios sociais.

Portanto, confira a seguir como vai funcionar a novidade promovida pelo presidente da República!

Brasil Participativo já se encontra disponível para o envio de sugestões. José Cruz/Agência Brasil

Cidadãos poderão enviar sugestões para o governo federal

O atual governo federal brasilerio está promovendo uma série de benefícios sociais para garantir a qualidade de vida das famílias de baixa renda. Para isso, estão sendo criados novos programas e antigos projetos também estão sendo revisitados.

Nos últimos, durante um evento que aconteceu em Salvador, na Bahia, o presidente Lula anunciou o programa Brasil Participativo, que possui o objetivo de possibilitar que os brasileiros deem sugestões para o governo federal, para que seja possível aprimorar os benefícios sociais.

O PPA Participativo começou a ser inscrito na última quinta-feira (11) e vai de 2024 a 2027. A ideia é que por meio do programa sejam apontadas as principais prioridades do governo durante os próximos quatro anos. Para isso, haverá a participação de 27 plenárias estaduais, a partir das quais os cidadãos poderão opinar a respeito do que deve receber mais atenção do governo.

Durante o evento, ainda foi lançada a plataforma digital Brasil Participativo, Algo similar a isso aconteceu de 2003 a 2016, quando o presidente petista também estava no governo. O projeto possui como ideia principal receber dos cidadãos brasileiros novas propostas para projetos e também opiniões que possam ser utilizadas como referência para que o poder público possa promover melhorias para a população.

Além disso, o presidente Lula esclareceu alguns pontos sobre o Brasil Participativo durante o seu discurso. Em primeiro lugar, ele ressaltou que nem todas as ideias que forem enviadas poderão ser aprovadas, pois é necessário haver o aval do Congresso Nacional e também deve se enquadrar nas contas públicas.

Confira também: Descubra se você faz parte dos brasileiros que TAMBÉM ganham a partir de R$ 40 MIL do governo para adquirir um imóvel

Como enviar uma ideia para o Brasil Participativo?

Estão sendo disponibilizadas algumas formas para que os brasileiros enviem suas sugestões para o governo federal. A primeira possibilidade é se deslocar até um fórum de Interconselhos, que ocorre em Brasília (DF); A segunda possibilidade é participando de uma plenária que acontece em todos os estados e também no Distrito Federal, e acontecem entre os dias 11 de maio e 10 de julho.

Por fim, é possível ainda enviar uma sugestão por meio dos recursos online que já se encontram disponíveis para que os brasileiros possam ter acesso ao Brasil Participativo (brasilparticipativo.presidencia.gov.br).

Saiba mais: Relatório do Bolsa Família prevê NOVO ADICIONAL para beneficiários; veja se você poderá receber