Presidente da Câmara afirma novo Bolsa Família antes de JULHO: Veja o valor

Atualizado Hoje!

Presidente da Câmara afirma novo Bolsa Família antes de JULHO: Veja o que Arthur Lira falou sobre o programa que vai substituir o Bolsa Família!

Atenção: o presidente da Câmara, Arthur Lira, confirmou o novo Bolsa Família antes de julho. É isso mesmo, o programa mais aguardado do ano pode sair antes mesmo do fim do Auxílio Emergencial. 

Confira o que ele disse e quais são as informações liberadas oficialmente. Saiba qual é a situação do novo programa e quando ele deve ser lançado para inscrição de toda a população. 

Presidente da Câmara afirma novo Bolsa Família antes de JULHO
Imagem:  Ivan Fuquini/Divulgação

Novo Bolsa Família 2021

Está sendo chamado de novo Bolsa Família 2021” o programa que poderá ser lançado pelo Governo Federal no início do segundo semestre. Tudo indica que entre junho e julho vai ser lançada uma nova Medida Provisória (MP) para essa nova ação. 

Ao que tudo indica, o alinhamento para essa reformulação do Bolsa Família – que pode ter outro nome – já está sendo feito nos bastidores. Quem confirmou isso foi o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o parlamentar, a Casa já está aberta para que os debates aconteçam antes do fim de julho.

A ideia de um novo programa social fixo está ganhando cada vez mais força em Brasília e a estratégia do Governo Federal é lançar os benefícios antes do fim do Auxílio Emergencial. 

Arthur Lira sobre Novo Bolsa Família

O presidente da Câmara dos Deputados falou sobre esse novo programa e apontou para um caminho conjunto com o que está sendo discutido no Ministério da Cidadania. Segundo ele, os parlamentares esperam um programa mais inclusivo do que o Bolsa Família. 

Em entrevista para a revista Exame, o que disse Arthur Lira sobre o novo Bolsa Família em 2021:

  • Vamos trabalhar para que ele seja votado em 2021. […] A expectativa é um programa mais inclusivo [do que o Bolsa Família], com um valor nominal maior e regras que facilitem a entrada e saída do programa.

De acordo com Lira, uma reformulação importante seria a possibilidade do trabalhador desempregado voltar rapidamente ao programa. O presidente da Câmara ainda disse que é necessário aguardar que o texto seja proposto pelo próprio Governo Federal – para votação na casa. 

Qual é o Valor Novo Bolsa Família 2021

A grande preocupação da população é sobre o novo valor do Bolsa Família ou de programa equivalente a partir de julho. Essa é uma questão porque o Auxílio Emergencial vai terminar exatamente em julho e depois disso milhões de brasileiros voltam a ficar apenas com o valor atual do programa de renda – alguns ficam sem nada. 

De acordo com a Folha de São Paulo, a ideia é garantir um R$ 250,00 como valor do novo Bolsa Família em 2021. Esse seria o valor médio do programa e iria cobrir aproximadamente 17 ou 18 milhões de famílias – hoje em dia apenas 14,6 milhões recebem. 

Arthur Lira falou sobre isso e disse que a aprovação do novo Bolsa Família 2021 passa pela necessidade de um programa ajustado – que pode entrar no Orçamento deste ano. 

Por isso é necessário aguardar quando o Governo vai lançar a Medida Provisória do novo Bolsa Família, se em junho ou julho. A discussão deverá ser demorada, por isso a ideia é que isso aconteça o quanto antes. 

Mudanças no Bolsa Família com pagamentos de R$ 250,00: Programa vai aumentar a cobertura para aproximadamente 17 milhões de famílias…

 

Leia Também