PRESENTÃO do Governo para Brasileiros inscritos no Cadastro Único: solicite!

Governo Federal confirma um PRESENTÃO para inscritos no Cadastro Único. A seguir, veja como retirar.

O Governo Federal tem sido um grande parceiro da população mais vulnerável do país. Isso porque, desde o início do ano, a gestão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem oferecido diversos programas e benefícios sociais para ajudar os brasileiros a superar as dificuldades financeiras.

Através do Cadastro Único (CadÚnico), um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda, milhares de brasileiros têm acesso a diversos benefícios e programas sociais. Inclusive, recentemente, o Governo Federal lançou uma nova iniciativa para os inscritos no CadÚnico: a distribuição gratuita de kits de antena digital. Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre essa generosa oferta do governo.

Tenha acesso gratuito ao sinal digital. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Benefícios disponíveis através do Cadastro Único: conheça os mais populares

Existe uma grande variedade de programas e benefícios disponíveis através do CadÚnico. Os mais populares são:

  • Bolsa Família;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • ID Jovem;
  • Programa Pro Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Descontos na conta de energia elétrica;
  • Telefone popular;
  • Programa Bolsa Verde;
  • Kit Antena Digital;
  • Isenção de taxas em Concursos Públicos e também no Enem; etc.

Veja também: Shopee conquista BENEFÍCIO que a Shein já tinha: O QUE MUDA PRA VOCÊ?

Programa Siga Antenado, nova iniciativa do Governo Federal para inscritos no Cadastro Único

A mudança do sinal analógico para o digital tem sido um grande desafio para milhares de famílias brasileiras, especialmente aquelas de baixa renda. Pensando nisso, o Governo Federal lançou o programa Siga Antenado, cujo objetivo principal é incluir a população brasileira de baixa renda no sinal digital.

A saber, o programa oferece um kit de antena digital gratuito para as famílias registradas no CadÚnico. Em resumo, esse kit inclui uma antena digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos à televisão. A instalação é realizada por técnicos do projeto Siga Antenado, que vão até a casa do beneficiário na data marcada para efetuar a troca do equipamento.

De modo geral, a antena digital traz várias vantagens em relação à antena parabólica tradicional. Com ela, é possível aproveitar uma programação variada com uma qualidade de som e imagem muito superior. Além disso, a antena digital não sofre interferência do sinal 5G, o que garante uma melhor experiência de uso.

Afinal, como se qualificar para o kit de antena digital gratuito?

A princípio, para ter direito ao kit de antena digital gratuito, é preciso, antes de qualquer coisa, estar inscrito no CadÚnico. Se você já é inscrito, é só verificar se tem direito ao kit digitando seu CPF ou NIS (Número de Inscrição Social) no portal do Siga Antenado, disponível em: sigaantenado.com.br.

Estando elegível, é possível marcar a troca dos equipamentos pelo número 0800 729 2404 ou pelo próprio site, informando dados pessoais como número do CPF e o NIS.

Quem pode solicitar o kit de antena gratuitamente?

Por fim, o kit de antena de TV será distribuído para famílias inscritas no Cadastro Único que atendem aos seguintes critérios:

  • com renda familiar de ½ salário mínimo por pessoa; OU
  • com renda familiar total de até 3 salários mínimos; e
  • que recebem no domicílio sinal de TV aberta utilizando antena parabólica convencional

Não perca tempo. Acesse sigaantenado.com.br e garanta já o acesso ao sinal digital.

Veja também: 3 BENEFÍCIOS do Nubank que você PRECISA conhecer!

Você pode receber desconto no seu consumo de luz

Milhares de brasileiros podem pagar menos na conta de luz e sequer fazem ideia. Em suma, trata-se da possibilidade de participarem da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede isenção entre 10% e 65% para as famílias tradicionais e de 10% a 100% para famílias indígenas ou quilombolas.

Para participar, é bem simples: basta se inscrever no CadÚnico e manter o nome de registro da conta de luz o mesmo do responsável familiar que inscreveu a família no benefício. Ao fazer isso, as próximas contas de energia virão mais baratas (desde que se respeite o limite de utilização). O mesmo pode acontecer com a conta de água, aliás.

De que forma o ID Jovem funciona?

Pessoas que são inscritas no CadÚnico têm direito a um benefício bastante importante chamado Identidade Jovem (ID Jovem). Trata-se de um documento digital que garante que jovens entre os 15 e 29 anos paguem meia entrada em diversos serviços culturais, como é o caso de cinemas, teatros e shows, por exemplo.

Além disso, há outra vantagem interessante em fazer parte do programa, que é a de pagar meia passagem em ônibus interestaduais ou receber isenção completa. basicamente, em toda viagem é obrigatório ter quatro passagens específicas para quem possui o ID Jovem: duas de 50% e duas de 100%. Entretanto, para comprar é necessário ir pessoalmente ao guichê, pois o processo não pode ser feito online.

De qualquer forma, para ter acesso ao benefício, além de estar inscrito no CadÚnico, é necessário acessar a plataforma oficial do programa e se inscrever: https://www.gov.br/mdh/pt-br/idjovem. Lembre-se de sempre manter seu registro atualizado, bem como o cadastro no governo.