Prepare-se para o FRIO: final de semana promete ser um verdadeiro GELO

Apesar da trégua, frio estará de volta dentro dos próximos dias em boa parte do Brasil; confira a previsão.

As últimas semanas trouxeram dias bem gelados em grande parte das regiões brasileiras. Aliás, o período teve recordes de baixas temperaturas em alguns municípios, principalmente das regiões Sul e Sudeste do País. Felizmente, apesar das madrugadas ainda frias, os últimos dias vieram com tardes um pouco mais quentes.

Contudo, a trégua do frio não se estenderá por muito tempo. Isso porque uma nova frente fria está por vir, desta vez mais forte, prometendo derrubar as temperaturas e trazer pancadas de chuva para diversas regiões do País, incluindo São Paulo (SP). A seguir, saiba mais sobre.

São Paulo registra mínima de 16ºC. (Marcelo Camargo/Agência Brasil).

O frio está de volta!

De acordo com a Climatempo, empresa brasileira de meteorologia, uma nova frente fria está por vir. Desta vez, trará consigo uma forte onda de frio, podendo ser responsável por provocar chuvas no Sul do Brasil a partir do próximo sábado, 27. A princípio, no estado do Mato Grosso do Sul, mais precisamente na fronteira com o Paraguai, deverão ocorrer pancadas de chuva devido à mudança climática. Além disso, entre 28 e 31 de maio (domingo e quarta-feira), esta frente fria promete avançar sobre as regiões brasileiras, especialmente sobre o Centro-Oeste e o Sudeste. Ainda, é provável que ela leve consigo fortes chuvas para o estados por onde passar.

É importante destacar que a chuva, porém, não vai se estender por muito tempo. Embora ainda seja cedo para prever temperaturas com precisão, os termômetros deverão registrar valores mais baixos já a partir de sábado no Sul do País. Em áreas do Mato Grosso do Sul até o sul de São Paulo, por exemplo, o frio começará a ser sentido durante a tarde e a noite de domingo. Ademais, a Climatempo afirma que ainda não há indícios de que possa nevar na região Sul do País.

As condições para geada, no entanto, voltarão com mais forças nos últimos dias de maio, sendo capaz de atingir os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Além disso, entre segunda-feira, 29, e a sexta-feira da semana que vem, 2, de acordo com a estimativa da Climatempo, o ar frio deve se espalhar sobre centro-sul do Brasil.

Veja também: URGENTE: fenômeno que carrega MUITA chuva já está me formação na região 

São Paulo registra média de 16ºC

Nesta quinta-feira, 25, a cidade de São Paulo amanheceu com nebulosidade e baixas temperaturas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, registrando média de 16ºC. Apesar de o dia ser de sol, com poucas nuvens e temperatura em elevação, a máxima não deve ultrapassar os 27ºC. Lembrando que a capital paulista não registra chuva considerável desde 10 de maio.

Por fim, de acordo com o CGE, a capital paulista ainda permanece em estado de atenção para as temperaturas amenas. O último recorde de temperatura mínima em 2023 ocorreu em 16 de maio, quando se teve média de 9,8°C  na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela observada em um único local, ocorreu em Parelheiros, distrito localizado na zonal sul da capital paulista , com 3,9°C, na mesma data.

Saiba mais: Inverno chegando: dicas para prevenir DOENÇAS RESPIRATÓRIAS em tempos de frio