Prefeitura abre RECADASTRAMENTO do CadÚnico e BOLSA FAMÍLIA em MARÇO: Veja o PRAZO e como FAZER!

Atualizado Hoje!

Precisa fazer o RECADASTRAMENTO do CadÚnico para RECEBER o BOLSA FAMÍLIA e AUXÍLIO EMERGENCIAL em MARÇO? Veja o PRAZO e como FAZER a ATUALIZAÇÃO.

Manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal é essencial para receber o Bolsa Família e outros benefícios e programas sociais, como a nova rodada do Auxílio Emergencial, anunciada oficialmente nas últimas semanas – e que deve começar a ser paga em Março.

Por causa disso, e devido aos efeitos da pandemia, muita gente ficou em dúvidas sobre a necessidade de recadastramento do CadÚnico em 2021. Veja abaixo tudo sobre os prazos, documentos necessários e uma interessante iniciativa de uma prefeitura.

Prefeitura abre RECADASTRAMENTO do CadÚnico e BOLSA FAMÍLIA em MARÇO
Imagem: Divulgação

Quem precisa fazer o Recadastramento do CadÚnico?

Mesmo que sua família não tenha sofrido mudanças recentes, o recadastramento do Cadastro Único é obrigatório a cada período de dois anos. A medida é adotada para evitar fraudes e oferecer os recursos para quem realmente precisa. A atualização deve ser feita até mesmo por quem não recebe o Bolsa Família ou outros programas.

A atualização também deve ser realizada quando acontecer uma mudança significativa na família, já que os inscritos do CadÚnico assumem o compromisso de prestar informações atuais e verdadeiras. Veja abaixo as mudanças que exigem atualização:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de um membro da família para outra casa;
  • Mudança de endereço;
  • Entrada de menores na escola ou transferência de escola;
  • Aumento ou diminuição de renda;
  • Casamento.

Onde fazer a atualização do Cadastro?

Para fazer o recadastramento do CadÚnico, a família deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou Bolsa Família em sua cidade e agendar uma nova entrevista, sempre apresentando os dados atualizados.

Muitos municípios oferecem os serviços e ferramentas de atualização cadastral e cadastramento inicial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Você precisa estar inscrito no CadÚnico para receber o Auxílio Emergencial? Saiba mais.

Como fazer o Recadastramento do CadÚnico?

Se você ainda não está inscrito no Cadastro Único, precisa fazer o agendamento por meio de entrevista. É possível marcar o atendimento na internet, mas a entrevista é sempre presencial e precisa ser combinada com antecedência.

O cadastro é sempre feito com uma entrevista com um membro da família ou responsável familiar (preferencialmente uma mulher), com mais de 16 anos e condições de revelar informações atualizadas sobre toda a unidade familiar.

O agendamento é feito por meio do site oficial do CadÚnico, (procurar pelo bloco Cidadania e Assistência Social e clicar em CadÚnico) ou pelo telefone 156.

Após o agendamento da data, você só precisa comparecer no dia e local escolhido com no mínimo um documento original de cada integrante da família. Os endereços disponíveis para cada estado brasileiro estão descritos nos mesmos sites de agendamento (CRAS, por exemplo).

A iniciativa da Prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda começou a fazer no último sábado (27), um programa de atualização e recadastramento do CadÚnico e do Bolsa Família.

O mutirão acontece na Escola Polivante do bairro Rio Doce. No evento, foi realizado o cadastro de novos inscritos no CadÚnico e atualização das informações de vários inscritos – que agora não correm o risco de bloqueios ou cancelamentos.

Na cidade de Olinda, mais de 36 mil famílias recebem o programa social do governo. O número de pessoas corresponde a cerca de 10% da população total da cidade.

Quem não conseguiu participar do mutirão ainda poderá realizar novos cadastros e fazer atualizações em todos os meses do ano em qualquer unidade da Cras. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, sempre de 8h às 13h.

Fique de olho no site para receber mais novidades sobre o CadÚnico!

Avalie

 

Leia Também