NOVIDADE! PRÉ CADASTRO para RECEBER o Auxílio Emergencial 2021: Já está ABERTO? Quem vai ter DIREITO? Qual o VALOR e quando começam os PAGAMENTOS

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Auxílio Emergencial 2021: Quem pode receber o benefício? Conheça o PRÉ CADASTRO, e veja quem tem DIREITO a receber os novos PAGAMENTOS.

A última parcela do Auxílio Emergencial 2021 . Muitos trabalhadores querem saber: o pagamento será renovado mais uma vez?  O que os beneficiários terão que fazer para receber as novas parcelas?

Explicamos abaixo tudo sobre a renovação do Auxílio Emergencial, seu novo cadastro e as novas condições para receber o benefício, além da previsão do calendário de pagamentos mais atual.

Pré-cadastro Auxílio Emergencial
Imagem: Divulgação

Quem pode receber o Auxílio Emergencial em 2021?

Com o pagamento da última parcela do Auxílio Emergencial em fevereiro de 2021, muita gente ficou em dúvida sobre o destino do benefício. Como ainda estamos em pandemia, vários grupos de parlamentares pressionam o governo para a renovação do Auxílio ou a criação de um novo programa de transferência de renda.

A volta do Auxílio Emergencial em 2021 é quase inevitável, e desde o início da especulação, anúncios de um suposto pré cadastro para o recebimento do benefício pipocaram em diversos sites e também nas redes sociais. Mas afinal de contas, é preciso realmente se cadastrar novamente para receber o Auxílio?

Primeiramente, é bom lembrar que o Governo já deixou claro que os critérios para o pagamento do Auxílio Emergencial em 2021 serão diferentes dos de 2020. Inclusive, os beneficiários do Bolsa Família podem ficar de fora da nova leva de pagamentos, segundo o Ministro da Economia Paulo Guedes.

Clique aqui para saber se você ainda tem uma parcela do Auxílio Emergencial para receber!

Já posso fazer o pré cadastro para a renovação do benefício?

Com a confirmação da prorrogação do Auxílio Emergencial cada vez mais provável, muita gente está se antecipando e preenchendo pré cadastros online, muitas vezes em sites não-seguros, que não fazem parte da comunicação do governo.

Por enquanto, NÃO PREENCHA NENHUM PRÉ CADASTRO do Auxílio Emergencial! O governo ainda não divulgou órgãos oficiais ou plataformas específicas para a nova versão do benefício. As informações sobre um possível pré cadastro devem vir junto do anúncio oficial da prorrogação.

Se você recebeu um link com um suposto pré cadastro para o Auxílio Emergencial em 2021, NÃO ABRA! Muitos criminosos estão usando a necessidade da população para praticar golpes. Links mal intencionados podem roubar suas informações bancárias e de identidade.

Como receber o novo Auxílio Emergencial em 2021?

Embora o Auxílio Emergencial de 2021 ainda não tenha sido oficializado, beneficiários podem seguir alguns passos simples para incrementar as chances de receber as parcelas do pagamento nos próximos meses do ano.

Primeiramente, é importante manter o aplicativo do Auxílio Emergencial atualizado. A atualização é necessária para se evitar golpes e para ficar em dia com as novidades do benefício, normalmente divulgadas pelos canais oficiais da Caixa.

Com isso, também é necessário manter atualizado o aplicativo do Caixa Tem. A poupança digital da Caixa foi criada para todos que receberam o Auxílio, e funciona até hoje como um leve aplicativo bancário, podendo ser usado como cartão digital e até mesmo para a transferência e recebimento de Pix.

Também é importante estar em dia com o Cadastro Único (CadUnico). As atualizações devem ser feitas pelo chefe de família no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O próprio app do CadUnico divulga os documentos necessários para as modificações cadastrais.

Vale lembrar que o CadUnico deve ser atualizado sempre que houver alguma mudança na família, o que pode incluir o nascimento de um filho, falecimento de um familiar, mudança de emprego ou residência, separação e mudança de cidade.

Quem vai ficar de fora da prorrogação do Auxílio Emergencial?

O Ministro da Economia Paulo Guedes já revelou que o novo Auxílio Emergencial utilizará critérios diferentes para a concessão do benefício. Embora os critérios ainda não tenham sido divulgados, já sabemos que alguns grupos ficarão de fora da prorrogação.

Quem está empregado ou conseguiu emprego em 2020 ou 2021 não poderá receber o benefício. O grupo já havia sido retirado das últimas parcelas do Auxílio em 2020, e a situação deve se repetir na possível segunda parte dos pagamentos.

E os Microempreendedores Individuais? Poderão receber o Auxílio? Até o momento, a situação dos MEIs continua indefinida. Tudo indica que a obtenção do benefício dependerá do faturamento da empresa individual nos últimos meses.

Os beneficiários do Bolsa Família também devem ficar de fora do novo Auxílio. No entanto, o programa do governo deve sofrer várias modificações com o novo estilo analisado atualmente pelo governo.

Veja como a Inscrição do Cadastro Único garante o acesso ao Bolsa Família em 2021!

 

Leia Também