Pré-cadastro de chaves do PIX: Nubank, Santander e Banco Inter Liberam! Veja como vai FUNCIONAR

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Pré-cadastro de chaves do PIX – Entenda o que é e como vai funcionar essa ferramenta para transferências mais rápidas durante os sete dias da semana!

A pandemia chegou e com ela muitas mudanças estão acontecendo com ajuda da tecnologia. Com o isolamento, por exemplo, se viu a necessidade de facilitar o acesso a serviços essenciais de banco. O Banco Central se mexeu e agora já começou o pré-cadastro de chaves do PIX

Bancos como o Nubank, Santander e Banco Inter já liberaram esse processo para quem quer sair na frente. Para quem ainda não sabe como vai funcionar o PIX, vamos trazer todos os detalhes adiante. 

Confira e saiba como vai funcionar essa nova ferramenta para agilizar processos de pagamentos, depósitos e transferências. Fique ligado e repasse para quem gosta de usar os serviços de banco sem precisar sair de casa. 

Pré-cadastro de chaves do PIX
Imagem: Divulgação

O que é PIX?

A primeira pergunta importante é: o que é Pix? Resumidamente, essa é uma nova forma de fazer pagamentos e transferências de dinheiro sem precisar ir até uma agência de banco. A ideia é facilitar os processos que envolvem valores entre pessoas e entre serviços. 

Mas e como funciona o PIX? Todos os usuários cadastrados poderão usar esses serviços facilitados com muito maior velocidade e por mais tempo de disponibilidade das ações. Ou seja, não haverá restrições de dias e horários para enviar quantias. 

As vantagens do PIX são:

  • Transferências de valor entre pessoas mais rápido; 
  • Pagamentos de contas sem horários e dias definidos; 
  • Recolhimento de taxas e impostos com agilidade; 
  • Pagamentos a estabelecimentos ou pessoas físicas. 

Pré-cadastro PIX

Para fazer parte do serviço, muitos bancos já estão disponibilizando o pré-cadastro PIX para os usuários. Em algumas instituições já é possível gerar as chaves do serviço diretamente pelos aplicativos ou serviços online. 

Entre os bancos que já estão com cadastro PIX se destacam: Santander, Nubank e Banco Inter. Os usuários poderão enviar seus dados e esperar um e-mail de confirmação com a lista de chaves que vão ser registradas. 

Em alguns bancos, como o Santander, é possível também fazer o cadastro para participar do serviço pelo site (https://www.santander.com.br/formsx). 

Chaves do PIX

Afinal, o que são chaves do PIX? De acordo com o próprio Banco Central, responsável pelo serviço, essas chaves são uma espécie de “apelido” que são ligadas diretamente ao CPF/CNPJ, celular ou e-mail do usuário. 

Essa chave será ligada aos dados da sua conta bancária e é a partir disso que o cliente poderá aderir ao PIX. Para facilitar ainda mais, quem começar a usar o serviço poderá receber ou fazer transferências usando apenas essa chave – sem precisar informar todos dados bancários. 

Quem não quiser disponibilizar telefone celular ou e-mail, poderá usar até mesmo o Endereço Virtual de Pagamento (EVP) – uma chave específica gerada pelo próprio Banco Central (BC). A ideia é que o serviço já comece a funcionar a partir do dia 16 de novembro para usuários de bancos associados ao BC. 

FGTS e Parcelas EXTRAS do Auxílio de R$ 600: Caixa libera SAQUES a PARTIR de HOJE!

 

Leia Também