- Publicidade -

Qual o prazo para pegar o Certificado do ENCCEJA? Participantes já podem retirar o diploma de Ensino Fundamental e Médio

Confira todos os detalhes sobre a solicitação dos diplomas do Exame de Certificação: saiba como pedir o seu! 

0

Esse período de transição de 2021 e 2022 está sendo especial para muitas pessoas que conseguiram terminar os estudos. Mas mesmo depois de ver as notas, alguns participantes estão com a mesma dúvida: qual é o prazo para pegar o certificado do Encceja?

- Publicidade -

A seguir vamos trazer todas as informações sobre como retirar o seu documento dentro do tempo hábil. Confira e saiba como ter a sua certificação em mãos agora!

Qual o prazo para pegar o Certificado do ENCCEJA? Participantes já podem retirar o diploma de Ensino Fundamental e Médio
Qual o prazo para pegar o Certificado do ENCCEJA? Participantes já podem retirar o diploma de Ensino Fundamental e Médio. / Imagem: UERN.

Retirada do Certificado do Encceja 

Antes de falar sobre o período, é importante explicar que a retirada do certificado do Encceja 2020 não é igual para todas as pessoas. 

- Publicidade -

Como alguns já sabem, não existe apenas um tipo de unidade certificadora. Os estudantes vão ter três opções de certificadores geralmente: o Instituto Federal (IF) da região, a Diretoria de Educação próxima ou a Secretaria Estadual ou Municipal de Educação. 

Ou seja, o prazo para retirar o certificado do Encceja vai variar muito de acordo com o local e unidade certificadora. Por isso, o primeiro passo é saber exatamente onde você precisa solicitar seu documento. 

Qual é o prazo para solicitar o certificado Encceja?

O tempo médio vai depender da região e da unidade certificadora. Mas nos últimos tempos, o prazo para solicitação do certificado do Encceja tem sido no máximo 40 dias depois da divulgação das notas. 

- Publicidade -

O certificado do Encceja 2020, por exemplo, já foi liberado em algumas unidades certificadoras duas semanas depois que as notas foram divulgadas (em 11 de dezembro de 2021). 

Quanto tempo posso demorar para pegar o certificado do Encceja? O documento expira?

Uma pergunta muito comum é se o certificado do Encceja expira com o tempo ou se ele é válido para sempre. E fique tranquilo, ele não expira. 

Ou seja, mesmo quem fez a prova do Encceja em anos anteriores ainda pode ir até uma Secretaria de Educação regional para solicitar o seu documento. Quem tinha como unidade certificadora um IF, pode verificar no site (em algumas regiões). 

- Publicidade -

Ainda assim, evite demorar muito tempo para retirar o seu certificado. Assim que ele ficar disponível na sua certificadora, busque ele e guarde bem. É a sua comprovação de que terminou os estudos!

Diploma do Encceja 2020 já está disponível

Por fim, é importante ressaltar que o diploma do Encceja 2020 já está disponível na maioria das certificadoras para quem fez a prova em agosto de 2021. Lembrando que essa edição aconteceu atrasada por conta da pandemia. 

Por isso, se você já conferiu as suas notas, entre em contato com sua unidade certificadora para solicitar o certificado do Encceja 2020

- Publicidade -

É Possível Solicitar O Certificado Do ENCCEJA 2020 De Forma Online?

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais