Esta é a maneira mais RÁPIDA de realizar o saque do FGTS: aprenda o passo a passo

Muita gente acredita que para sacar o FGTS é preciso ir até uma agência Caixa e realizar diversos procedimentos, entretanto, atualmente, o processo pode ser mais fácil.

Todo e qualquer trabalhador brasileiro tem acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e isso é um fato. Não há como trabalhar de carteira assinada e se manter isento do recebimento dos valores mensais, afinal, trata-se de um direito garantido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Entretanto, o FGTS conta com regras que limitam o uso do dinheiro. Isto é, só é possível sacar o Fundo em casos muito específicos. Além disso, até determinado momento, o saque era um tanto quanto complexo, afinal, dependia do comparecimento em uma agência física da Caixa Econômica Federal.

Melhor dizendo, os depósitos do Fundo são realizados através da Caixa, e é por isso que a instituição se tornou responsável pela reserva emergencial. Por outro lado, atualmente, é totalmente possível ter acesso ao FGTS diretamente pela internet, e além disso, contar com saques mais facilitados.

FGTS
Formas de resgatar o dinheiro / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual a modalidade de mais fácil liberação do FGTS?

Para que seja possível ter acesso ao valor integral do FGTS, é indispensável cumprir algum dos critérios básicos que garantem a liberação. Esses critérios variam em diversos aspectos, mas basicamente, contam com situações como a demissão, aposentadoria, doença, entre outras do tipo.

Contrariando esse ponto, já existem outras modalidades que permitem a liberação parcial dos valores. Essas modalidades, em sua maioria, consistem na antecipação do Fundo. A mais popular delas é o saque-aniversário do FGTS, que garante a liberação anual de até 50% do FGTS.

Para ter acesso ao saque-aniversário, portanto, é preciso ter saldo ativo em conta. Além disso, o valor é liberado somente no mês do aniversário do trabalhador. Outro ponto crucial é ter em mente que esse resgate antecipado resultará em alguns impedidos, como por exemplo:

  • Não será possível sacar o valor integral em situações emergenciais;
  • Não será possível receber a multa de 40% em caso de demissão.

Veja também: Veja como SACAR o seu FGTS de forma mais rápida: truque revelado!

Veja como solicitar o resgate sem que seja preciso sair de casa

Aqueles que optarem pelo resgate do saque-aniversário ou estiverem passando por qualquer situação que consista na liberação integral ou parcial do Fundo já podem ter acesso ao dinheiro através do aparelho celular. Isto é, ainda é possível ir até uma agência da Caixa, mas isso não é mais necessário.

De uma forma mais clara, o primeiro passo para garantir essa liberação é acessar o aplicativo oficial (bityli.com/InMQC). Em seguida, o trabalhador precisará realizar a autenticação do dispositivo. Essa etapa tem como objetivo garantir que somente o titular da conta tenha acesso às transações.

Em seguida, caso seja o mês de aniversário do trabalhador, o dinheiro estará disponível para ser sacado automaticamente. Aqueles que não quiserem utilizar o valor precisam apenas ignorar que ele está ali, afinal, depois a transferência para a conta restrita será feita automaticamente.

Agora, caso a liberação seja por demissão, doença grave, entre outras coisas do tipo, será preciso encontrar a opção correspondente e realizar o procedimento necessário. O dinheiro pode ser resgatado via Pix.

Veja também: Afinal, a nova CORREÇÃO do FGTS garantirá dinheiro para todos?