- Publicidade -

POUCAS pessoas sabem, mas é possível MEDIR o nível de oxigênio sanguíneo pelo celular, veja como

Cientistas dos EUA desenvolvem tecnologia capaz de medir níveis de saturação pelo smartphone

0

Há anos que o celular deixou de ser um aparelho que apenas faz ligações e recebe mensagens. Além dessas funções típicas, o aparelho permite diversas possibilidades. Realizar transações financeiras, fotografar, filmar, assistir filmes e séries, são algumas delas.

- Publicidade -

Agora, cientistas descobriram uma nova função do celular: medir o nível de oxigênio no sangue. A ferramenta possibilita uma maior eficácia no controle de saúde e ainda está em fase de estudos. 

MEDIR-o-nível-de-oxigênio-sanguíneo-pelo-celular
Cientistas dos Estados Unidos criam algoritmo que mede o nível de saturação do oxigênio no sangue pelo celular – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

É possível medir nível de oxigênio pelo celular 

Pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia capaz de revelar o nível de oxigênio no sangue de uma pessoa. Poderia ser mais uma máquina utilizada na medicina, mas o diferencial da pesquisa se encontra no aparelho que faz a medição: um celular. Ou seja, por meio de um smartphone é possível medir a saturação do oxigênio em um paciente. 

- Publicidade -

Primeiramente, os pesquisadores precisaram criar um algoritmo que entende sobre os níveis de saturação de oxigênio. Feito isso, passaram a pedir que voluntários colocassem seus dedos na câmera do celular, ligada com o flash. Assim, por meio das informações obtidas com o aparelho, a inteligência identificou os níveis de saturação das ‘cobaias’.

Para verificar se os números mostrados pela tecnologia estavam certos, os cientistas utilizaram um truque. Separaram os voluntários em grupos. Os integrantes deles consumiram uma mistura de nitrogênio e oxigênio, fazendo com que diminuísse a saturação da última substância no organismo dos voluntários. Assim, realizaram o procedimento com o flash do celular. Em 80% das vezes, foi possível identificar quando a saturação estava baixa. 

O estudo pode ser muito útil na medicina. Uma pessoa saudável tem o nível de saturação de oxigênio em 95%. Os médicos consideram preocupante qualquer índice abaixo disso. Medindo o nível pelo celular, os pacientes podem ter uma noção melhor de seus problemas e saber quando é realmente necessário procurar por ajuda. Em tempos de Covid-19, o estudo se torna importante.

Veja também: Startup pode pagar R$ 300,00 para quem COMPROU celular sem carregador; entenda

- Publicidade -

Como funciona o algoritmo criado pelos cientistas

A câmera do celular conseguia captar as batidas do coração através de suas imagens. Sempre que o órgão batia, o flash conseguia mostrar imagens de sangue fresco fluindo no dedo do voluntário. Segundo o cientista Edward Wang, com a câmera foi possível monitorar a quantidade de luz que o sangue absorve do flash. A partir disso, o algoritmo conseguia calcular o nível de oxigênio. 

Veja também: É recomendado forçar o encerramento do WhatsApp antes de dormir: entenda o motivo

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais