Posso Terminar o Ensino MÉDIO pela INTERNET? O Certificado é VÁLIDO?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Posso Terminar o Ensino MÉDIO pela INTERNET? Veja todos os detalhes sobre esse tipo de prova para quem quer terminar os estudos rápido!

Com a pandemia do Covid-19 muitos brasileiros estão vendo as suas expectativas frustradas. Muitas pessoas já haviam traçado suas metas e muitas queriam estudar e melhorar o currículo. Mas hoje em dia será que posso terminar o Ensino Médio pela Internet? E o certificado é válido? 

Essas são questões que estão surgindo cada vez mais por internautas que estão vendo o ano passar muito rápido, sem poder contar com as aulas presenciais. Por isso vamos falar um pouco mais sobre isso. 

Tire suas dúvidas e fique ligado para saber como você pode terminar sua educação da melhor maneira possível. Confira a seguir mais detalhes e entenda quais são as principais e melhores opções para você e para seus familiares e amigos que querem obter seus certificados. 

Posso Terminar o Ensino MÉDIO pela INTERNET?
Imagem: Divulgação

Supletivo a Distância Ensino Médio

O supletivo a distância para Ensino Médio está sendo muito procurado por milhares de brasileiros. Estudantes que não conseguiram ainda terminar sua educação básica querem encontrar novas alternativas, mais rápidas, de fazer isso. 

Isso acontece mais ainda em um período de tanta dificuldade como esse que estamos passando. De acordo com dados da Unicef em parceria com o Instituto Claro, o abandono do Ensino Médio é o que mais acontece entre as etapas no Brasil. Pelo menos 460 mil alunos já desistiram das matrículas (cerca de 7% dos matriculados). 

Mas e será que vale a pena tentar concluir o Ensino Médio pela internet? Essa parece ser uma opção já que o mercado de trabalho é muito competitivo e exige bons currículos de todos os profissionais.  

Quem pode fazer supletivo a distância Ensino Médio

Antes de mais nada, quem pode fazer o supletivo do Ensino Médio a distância? Independente do lugar que você procurar, sempre vão ter alguns pré-requisitos que são fundamentais para conseguir a matrícula. 

O que precisa para fazer o supletivo a distância é:

  • Ter idade mínima de 18 anos; 
  • Não ter terminado ainda o Ensino Médio; 
  • Algumas escolas exigem a conclusão do Ensino Fundamental (outras fazem ele de forma conjunta). 

É importante que você sempre leia com atenção todas as letras do contrato que vai assinar caso procure esse tipo de certificação. Vamos falar mais sobre isso adiante, mas sempre verifique detalhes como idade mínima e tempo do curso. 

Vale a pena fazer supletivo pela internet?

Mas e será que vale a pena fazer o supletivo pela internet? Essa é outra pergunta comum e que vai variar sempre de acordo com o seu interesse no momento. Algumas dicas podem ajudar, primeiramente, a escolher as melhores opções. 

O primeiro cuidado é sempre em fazer supletivo pela internet com certificado válido! Esse é o ponto que dá maior dor de cabeça para centenas de pessoas que fazem cursos com fraude todos os anos. 

Portanto sempre verifique se:

  • A instituição de ensino é credenciada e reconhecida pela Secretaria de Educação regional; 
  • É um supletivo com certificado do MEC? Ou seja, a certificação é autorizada pelo Ministério da Educação?
  • Confira se não é só um certificado de participação e se o certificado do supletivo online vale

Sempre verifique também opinião de outras pessoas que participaram dos cursos que você pretende fazer. Ou então você pode apenas estudar em casa e se preparar para a principal prova do país.

Encceja 2020

Por fim, o Encceja 2020 ainda pode acontecer neste ano. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame não vai acontecer em agosto mas pode acontecer em dezembro. 

Para quem não conhece, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a maneira mais fácil e rápida de terminar os estudos com segurança. Isso porque é o próprio MEC que organiza o exame que acontece anualmente. 

Para saber mais sobre a prova do Encceja 2020, acesse: https://pronatec.pro.br/saiba-como-vai-ser-elaborada-a-prova-do-encceja-2020/

 

Leia Também