- Publicidade -

Inscritos no CadÚnico que não recebem Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil?

Entenda como vai funcionar o pagamento do Auxílio Brasil: depósitos do benefício começam neste mês! 

- Publicidade -

Milhões de brasileiros estão ansiosos para a reformulação do principal programa de renda do país. Uma das principais dúvidas no momento é: os inscritos no CadÚnico que não recebem o Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil?

Confira a seguir a resposta para essa pergunta e todas as últimas notícias sobre o novo benefício. Saiba quem poderá receber e como fazer a consulta de forma totalmente gratuita. 

Inscritos no CadÚnico que não recebem Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil?
Inscritos no CadÚnico que não recebem Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil? / Imagem: Jornal Contábil.

Estou no CadÚnico sem receber o Bolsa Família, posso receber Auxílio Brasil?

- Publicidade -

A resposta é não. Mas muita calma: você ainda vai ter a chance de receber o novo Auxílio Brasil – que pode chegar a R$ 400 em dezembro. 

O que se sabe é que neste primeiro mês (novembro) apenas os beneficiários que já recebiam o Bolsa Família vão receber o Auxílio Brasil. Ou seja, cerca de 14,6 milhões de pessoas vão contar com os pagamentos. 

Isso acontece porque o Governo Federal ainda não teve tempo de organizar os pagamentos por conta da demora na aprovação da PEC dos precatórios. Mas agora, depois de confirmado o texto, os pagamentos do benefício devem ser disponibilizados. 

Quem vai receber o Auxílio Brasil em novembro? 

- Publicidade -

Como dito anteriormente, neste primeiro momento, os pagamentos do Auxílio Brasil em novembro vão direto para quem já recebia o Bolsa Família. 

Ou seja, quem recebia o Auxílio Emergencial de outra forma (que não pelo Bolsa Família) deve ficar sem essa renda neste mês. 

A ideia é que a partir de dezembro o Governo Federal organize melhor as informações sobre os cadastrados e, possivelmente, comece as inscrições para o Auxílio Brasil

Ainda não foi confirmado, mas possivelmente os cadastros vão acontecer diretamente pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

- Publicidade -

Todos os inscritos no CadÚnico recebem Auxílio Brasil?

A inscrição no Cadastro Único NÃO garante que a família vai ser escolhida para receber o Auxílio Brasil. Ou seja, o substituto do Bolsa Família vai apenas para quem está dentro de todos os pré-requisitos. 

Essa seleção de beneficiários acontecerá, de acordo com o G1, de forma mensal. Os escolhidos para receber o Auxílio Brasil devem receber um comunicado oficial dos órgãos responsáveis. 

Qual é o prazo para ser aprovado no Auxílio Brasil?

- Publicidade -

Também de acordo com matéria do G1, não existe um prazo para aprovação no Auxílio Brasil. Isso ainda não está definido no texto que rege o programa e também ainda não foi confirmado pelo Governo Federal. 

É importante lembrar que um pré-requisito fundamental é estar com os dados do CadÚnico atualizados. Se o sistema mostrar dados muito antigos ou incosistentes, o Auxílio Brasil pode ser reprovado. 

Como consultar Auxílio Brasil 2021

A Caixa Econômica Federal confirmou duas formas de consultar quem vai receber o novo benefício: um novo aplicativo oficial e um número oficial do Governo Federal 111. 

E como consultar o Auxílio Brasil pelo aplicativo? É só procurar o novo app na loja Play Store (para Android) e fazer o login com a senha do CAIXA Tem ou criando uma nova senha. 

Para saber mais sobre o aplicativo Auxílio Brasil acesse o site:

https://pronatec.pro.br/app-oficial-para-consulta-auxilio-brasil/

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais