Posso fazer o Enem Digital 2020 em casa? Tire suas Dúvidas!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Posso fazer o Enem Digital 2020 em casa? – Confira todos os detalhes sobre a prova digital, novidade do Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Muitas pessoas estão ansiosas para saber como vão ser as aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano. Isso porque com a pandemia do coronavírus, alguns especialistas dizem que a prova poderá ser prorrogada. Mas e será possível fazer o Enem Digital 2020 em casa?

Essa é uma das perguntas sendo feitas já que essa é uma novidade para este ano. Pela primeira vez será feito o teste piloto da principal prova do Brasil nesse formato totalmente online. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o que diz o edital e sobre como deverão acontecer os exames. Fique ligado e mantenha-se informado para conseguir uma vaga em uma universidade pública em breve!

Posso fazer o Enem Digital 2020 em casa?
Imagem: Divulgação

Prova do Enem Digital 2020

Primeiramente, é importante lembrar que esse será o primeiro ano da Prova do Enem Digital 2020. O Exame Nacional do Ensino Médio terá essa nova modalidade primeiramente como um teste, mas a ideia é que até 2026 não existe mais o exame em papel. 

Muitos estudantes ainda estão em dúvidas e não sabem exatamente como deverá acontecer a aplicação da prova. O primeiro ponto importante é que já foi lançado até mesmo o cronograma oficial da prova pelo Ministério da Educação. 

Mesmo com as incertezas graças ao isolamento social por conta do coronavírus, o MEC resolveu divulgar o edital com todas as datas e informações. 

Saiba tudo sobre o Edital do Enem 2020!

Como Será Enem Digital 2020

Mas então como será o Enem Digital 2020? É verdade que os interessados poderão fazer o exame sem precisar sair de casa? Muitas dúvidas estão surgindo mas também muitos boatos falsos estão se espalhando. 

Se você acha que vai fazer a prova do Enem Digital em casa, muita calma! Não é bem assim que a aplicação acontecerá de acordo com o edital oficial que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A maior prova de acesso ao ensino superior do Brasil acontecerá nessa modalidade digital a partir deste ano como teste piloto, mas a sua aplicação será similar com a tradicional. Um total de 100 mil estudantes poderão participar desse tipo de prova. 

Acontece que as provas objetivas bem como a redação devem ser feitas em locais de prova do Enem Digital. Ou seja, a aplicação do exame terá esquema parecido com o exame impresso para iguais condições de sigilo e segurança. 

Isso significa que você NÃO poderá fazer o Enem em casa. Será necessário comparecer ao local indicado na sua página do participante mais adiante. Será nesse local que você encontrará a estrutura necessária para fazer o exame de forma online. 

Quando é a Prova do Enem Digital 2020

As datas das provas do Enem Digital 2020 ficaram para um mês antes do exame impresso. A aplicação acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro e terão estrutura parecida com a prova tradicional. 

Por fim, as vantagens do Enem Digital é que você pode estar mais acostumado a estudar pelo computador e fazer a prova por um dispositivo desse tipo poderá ser mais interessante. Muitas pessoas também preferem ler no computador e podem simular dessa forma o exame. 

Fique ligado e saiba se vai ter Enem em 2020 e como as provas devem acontecer: https://pronatec.pro.br/vai-ter-enem-2020/

 

Leia Também