É possível utilizar o saldo do FGTS para financiar um carro?

Atualmente, existem milhões de contas FGTS ativas no Brasil. Por meio destas contas, trabalhadores podem efetuar os mais diversos saques. Veja abaixo, se é possível sacar quantias para a compra de veículos.

Não há sombra de dúvidas, de que o FGTS se tornou um recurso de muita importância para os trabalhadores do nosso país. Além de terem a oportunidade de se assegurarem em casos de demissão, os trabalhadores brasileiros ainda conseguem por meio do FGTS, garantir um dinheiro extra quando o momento se faz necessário.

Hoje em dia, já é possível efetuar o saque do saldo do fundo de garantia em diversas situações diferentes. Justamente por conta desta flexibilidade nos saques, que muitos brasileiros se perguntam quais são as possibilidades com o FGTS. Sendo assim, confira o texto a seguir e veja se é mesmo possível utilizar os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Confira as possibilidades do fundo de garantia. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira quando é possível sacar seu fundo de garantia

Como já fomos capazes de indicar previamente nesse mesmo texto, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores do nosso país. Falando mais especificamente, o FGTS é um direito garantido pela Lei brasileira para os nossos cidadãos que trabalham em um vínculo empregatício formal. Ou seja, pessoas que possuem a carteira de trabalho assinada.

O propósito original do FGTS quando ele surgiu na década de 1960, era garantir a segurança financeira dos trabalhadores do Brasil que passassem por uma eventual demissão. Entretanto, ao longo dos anos, novas possibilidades de saques foram sendo introduzidas ao fundo de garantia. Atualmente, existem 14 diferentes formas de sacar seu FGTS. Então, vamos discutir as principais aqui.

Primeiramente, temos o famoso Saque Rescisão. Este saque fica disponível exclusivamente para funcionários que sofreram demissão sem justa causa, e permite saque total dos valores. Além disso, também é possível acessar o Saque Calamidade.

Como o nome indica, este saque serve para assegurar trabalhadores que moram em regiões que passaram por desastres naturais. Ademais, o FGTS ainda permite saques para que trabalhadores financiem imóveis na região onde trabalham, ou ao atingirem a aposentadoria.

Veja também: FGTS disponibiliza novos saques e trabalhadores COMEMORAM; confira a novidade

É possível financiar um veículo com o saldo do FGTS?

Como já vimos anteriormente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço permite saques para além de apenas eventuais demissões. Igualmente ao que também estabelecemos, já é possível que hoje em dia trabalhadores com acesso ao FGTS possam efetuar financiamentos de propriedades se utilizando de garantia. O que claro, deixa a dúvida para muitas pessoas a respeito do que mais pode ser financiado através do FGTS. Afinal, é mesmo possível financiar um veículo com o fundo de garantia?

Bem, por enquanto a resposta é não. Mas, tudo isso pode mudar muito em breve. Nessa quinta-feira, dia 25 de maio, o vice-presidente Geraldo Alckmin irá efetuar uma reunião com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Na ocasião, o vice-presidente deve anunciar um novo pacote de medidas que podem facilitar o acesso de brasileiros na compra de novos carros. E a maior especulação, é de que Alckmin anuncie a oportunidade de utilizar o saldo do FGTS para realizar compras e financiamentos. E você, o que pensa desta possibilidade?

Veja também: Vale a pena SACAR o FGTS para INVESTIR? Tire suas dúvidas!