Tudo sobre a possibilidade da CNH GRATUITA; lançamento em 2023?

CNH Social oferece a oportunidade de conseguir documento de graça.

A CNH é um documento bastante buscado pela população. Porém, sabemos que sua emissão pode ser bastante cara. Logo, muitas pessoas deixam de solicitar o documento por não terem o valor pedido. 

Sendo assim, uma discussão sobre a possibilidade de conseguir a carteira de graça já está em discussão. Conheça o programa CNH Social. Veja quais pessoas poderão participar da iniciativa. 

Tudo sobre a possibilidade da CNH GRATUITA; lançamento em 2023?
Saiba quem poderá tirar CNH de graça – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

CNH Social

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode abrir várias portas para a população. Dentre elas, está a possibilidade de conseguir um novo emprego. Porém, como comentado, o valor para esse procedimento é bastante caro, o que pode torná-lo inviável para quem tem baixa renda. 

Assim, um novo programa está sendo pensado para auxiliar a população brasileira. Ele recebeu o nome de CNH Social. A iniciativa tem como objetivo auxiliar as pessoas que precisam tirar a habilitação de maneira gratuita. 

Atualmente, o valor necessário para conseguir emitir a carteira depende bastante da região do morador e também da autoescola escolhida. Porém, em alguns estados a média final pode chegar a R$ 3 mil. 

O que muitas pessoas não sabem é que alguns estados oferecem a possibilidade de ter acesso ao documento de maneira gratuita. A iniciativa solicita que o interessado pague apenas as taxas do Detran. Dentre elas estão as provas teórica e prática. 

O aluno também deverá pagar o exame psicológico. Todas essas quantias citadas estão estabelecidas através e tabeladas pelo Departamento Estadual de Trânsito de cada região. É exatamente pela variação de preço das autoescolas que o Detran não pode intervir no processo.
Logo, a partir do momento que todos os custos são somados, os valores podem acabar inviáveis para algumas pessoas. Mas, o programa CNH Social poderá ser uma saída para aqueles que não possuem condições financeiras. 

Saiba mais: Nova CNH chegou: modelo antigo do documento perdeu a VALIDADE?

Regras do benefício 

O primeiro ponto que os interessados devem compreender é que a CNH Social tem como objetivo, principalmente, oferecer mais uma possibilidade de emprego para os participantes. 

Porém, é importante lembrar que mesmo sendo um programa federal, os Estados decidem em autonomia se vão ou não aderir à iniciativa. Além disso, é iniciativa deles escolher o número de vagas disponíveis. Para ter acesso a essas informações é necessário visitar o Detran da região em que habita. 

As regras gerais para participar também podem ser específicas a depender do estado. Porém, existem algumas que são comuns a todos os usuários. A primeira delas é ter 18 anos ou mais. Caso a pessoa ainda esteja na escola, é necessário estudar na rede pública. É preciso saber ler e escrever e estar empregado há cerca de um ano ou mais.

Esses jovens devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma renda de até 2 salários mínimos. Por fim, a pessoa precisa estar integrada em algum programa social. 

Os interessados em participar deverão buscar mais informações no site do Detran da região onde mora e conferir qual o calendário do programa. Feito isso, basta aguardar a data para realizar a inscrição. 

Vale lembrar que a pessoa precisará passar por um longo processo até conseguir o documento. Será necessário realizar a inscrição, levar os documentos comprobatórios, estar na lista de chamada e seguir as etapas da autoescola. 

Veja também: Lista reúne 9 infrações de trânsito que suspendem sua CNH na HORA!