Por que sentimos sede ao comer doce? Motivo é impressionante
Açúcar promove algumas reações do organismo
Você, provavelmente, já percebeu que sente sede logo depois que come doce, certo? Se não notou, fique atento como essa é uma reação natural depois de degustarmos algo com açúcar. Não se assuste, afinal, isso é algo bem comum de todos nós.
Quando vamos a festinhas de aniversário com muito brigadeiro e bolo de chocolate; comemos um pudim de leite condensado na sobremesa; ou até mesmo uma simples barrinha de chocolate no dia a dia; é bastante natural que, depois de nos lambuzarmos alguma guloseima doce, ficamos com sede, muita vontade de beber água. Vamos entender os motivos disso em seguida?

Por que o doce dá sede?
A vontade de beber água é algo muito normal de sentirmos logo que levantamos ou ao fazermos exercícios físicos, afinal, nosso corpo perdeu líquido enquanto dormimos e durante as atividades. No entanto, depois de comer doce também é comum sentirmos sede. Mas isso tem uma razão bem plausível, de acordo com a ciência.
A razão disso, aliás, é bem simples. A glicose passa por várias fases quando que é ingerida pelo organismo. A transformação do açúcar vai para o sangue até ao cérebro. Lá, a substância a libertar serotonina e dopamina.
Então, sentimos sede depois de beber água por conta do aumento nos níveis de açúcar no sangue. Isso porque, ao colocarmos glicose no seu organismo, o doce entra primeiro no estômago e, em seguida, cai na corrente sanguínea.
Por isso, quando o sangue é atingido por essas partículas de açúcar, a água das células sai e entra na corrente sanguínea com o objetivo de restaurar o equilíbrio doce. Assim, como as células perdem água, elas emitem sinais ao cérebro de que estão precisando de mais H2O. Está aí o resultado pelo qual você sente sede ao comer algo doce.
Tudo isso acontece de maneira muito rápida. Como a absorção do açúcar pelo intestino e pela corrente sanguínea ocorre de forma quase instantânea, a sede depois de comer doce vem em, no máximo, 10 minutos.
Se você ingere pouco líquido, esta vontade de beber água vai ser ainda maior. Afinal, quanto mais glicose consumimos, mais o corpo busca filtrar o açúcar pela urina par que se mantenha o equilíbrio desses níveis no sangue.
Veja também: Coisas que IMPEDEM você de entrar em um avião, mesmo com a passagem comprada
Água x outras bebidas
Se você sente sede depois de comer doce, mas pede alguma bebida açucarada para conter essa vontade, isso não vai ajudar em nada. Tomar refrigerante ou suco não só confunde o organismo, já que você está ingerindo mais glicose, como também recebe mais as chamadas calorias vazias.
Então, o ideal é que, ao comer doce e sentir sede, você beba água mesmo, natural. Assim você consegue restabelecer o equilíbrio do açúcar no sangue, não confunde o organismo, evita as calorias desnecessárias e mata o desejo que o seu cérebro produz.
Além disso, pense duas vezes antes de consumir algo doce até para se manter saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é uma dose máxima de 6 colheres de chá de açúcar por dia. Esta quantia é equivalente à uma atividade moderada provocada pelos adultos.
Veja também: WhatsApp FINALMENTE libera nova ferramenta que todo mundo queria; descubra!