Por que fazer o Enem 2018?

Por que fazer o Enem 2018? Fique por dentro de todas as informações sobre o maior Exame vestibular do País para o ano de 2018!

Por que fazer o Enem 2018? – Confira algumas das principais informações sobre a história do Exame Nacional do Ensino Médio e saiba mais sobre as provas!

Muitas pessoas passaram grande parte do ano fazendo a sua preparação para uma prova que poderá ajudar a conquistar os melhores espaços dentro de instituições de ensino superior públicas ou privadas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser o primeiro passo em uma carreira de sucesso.

Hoje em dia as notas do Enem são a melhor forma de ingressar em universidades e faculdades através de programas do Governo Federal que oferecem vagas, bolsas de estudos ou financiamento estudantil.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer buscar uma certificação de nível superior através do exame nacional. Tire suas dúvidas e confira mais detalhes e saiba algumas das principais informações sobre o Enem 2018.

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.COM

Dúvidas sobre o Enem 2018

Dúvidas sobre o Enem 2018
Foto: Divulgação

Muitos candidatos e público em geral ainda possuem dúvidas sobre o Enem 2018. Na próxima edição cerca de 5,5 milhões de alunos em todo o país fizeram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mesmo que esse seja o menor número desde 2011, a prova continua ocupando espaço de vestibulares tradicionais.

Confira também Dicas para acumular pontos na Redação do Enem 2018!

É através do Enem que milhares de estudantes conseguem sair da escola pública e ocupar espaços em universidades e faculdades públicas ou privadas. São 20 anos de existência da prova, mas ainda existem algumas questões sobre o Enem que surgem todos os anos. Selecionamos algumas das principais dúvidas. Confira:

– Por que o Enem acontece em dois domingos consecutivos?

O novo formato do Enem surgiu com a intenção de tornar a realização das provas menos exaustiva, evitando desgaste emocional e cansaço físico por parte dos estudantes que tinham seu desempenho influenciado.

  • É necessário ir aos dois dias de provas do Enem?

Não. O edital não proíbe que os estudantes vão apenas em um dia, porém, a sua média será muito prejudicada e o estudante não conseguirá usar as suas notas para ingressar no Ensino Superior.

  • O Cartão de Confirmação do Enem não é mais enviado ao estudante pelos Correios?

Não. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização das provas, optou por divulgar os locais de prova e outros detalhes pela internet. Os interessados podem acessar o site com o número de CPF e sua senha cadastrada previamente.

– Onde posso usar as notas do Enem 2018?

Além do acesso às universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos também podem buscar oportunidades em instituições de Ensino Superior particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Saiba tudo sobre o Cartão de Confirmação do Enem 2018https://pronatec.pro.br/cartao-de-confirmacao-do-enem-2018/

 

Leia Também