4 milhões de pessoas poderão receber o PIS/Pasep; veja se você recebe

No dia 17 de abril os dois bancos que realizam o pagamento do abono salarial irão fazer o depósito nas contas das pessoas que nasceram nos meses de maio e junho. Vem saber!

Você sabe quais são os trabalhadores brasileiros que poderão receber o Pis/Pasep? Se não, nós vamos te explicar aqui. O benefício, que também é conhecido como abono salarial, já começou a ser pago. No próximo dia 17 de abril, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão pagar as parcelas referente ao ano base de 2021 para os beneficiários que nasceram nos meses de maio e junho.

Entretanto, é necessário destacar que os valores que serão pagos variam conforme o número de meses que a pessoa trabalhou no ano base. No total, mais de 4 milhões de brasileiros serão beneficiados com estes pagamentos. Além dos nascidos no quinto e sexto mês do ano, ainda vão receber neste mês os servidores públicos que têm o final do Pasep 2 ou 3.

4 milhões de pessoas poderão receber o PIS/Pasep; veja se você recebe
Vem conferir se você é um dos trabalhadores que possui o direito de receber o abono salarial Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais trabalhadores poderão receber o Pis/Pasep? Confira!

Se você teve algum problema para sacar o valor do abono salarial nos três primeiros meses do ano, você ainda poderá receber o benefício de forma retroativa neste mês de abril, caso seu problema tenha sido resolvido.

O valor máximo que o benefício pode chegar é de um salário mínimo vigente, que é o equivalente a R$ 1.302. Podem receber os trabalhadores brasileiros que possuem vínculo com o Programa de Integração Social (PIS), no caso das empresas particulares, ou com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no caso dos servidores públicos.

Mas, não basta que esteja inscrito em um dos dois programas, mas esta inscrição precisa ter sido feita há, no mínimo, cinco anos. Além disso, é preciso que estes trabalhadoresm tenham recebido até dois salários mínimos mensais no ano de 2021. Um outro requisito é que estes trabalhadores precisam ter trabalhado por 30 dias, no mínimo, no referido ano.

O PIS é pago por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) e o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil (BB). O dinheiro poderá ser resgatado nos caixas eletrônicos, direto no banco ou em lotéricas até o dia 28 de dezembro. No total, cerca de 23 milhões de pessoas terão direito de receber o abono salarial.

Veja também: Caixa Tem libera consulta sobre pagamento do abono salarial de R$ 1.302 em abril: descubra se você tem direito

Como é possível consultar se vou receber o abono salarial?

Os trabalhadores que estão em dúvidas se o dinheiro caiu na conta ou não têm diversas opções para verificar. Pode ser por meio do app do Caixa Trabalhador ou do Caixa Tem, que pode ser baixado nos sistemas Android e iOS. Além disso, também pode ser verificado por meio do Portal do Cidadão, no link https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/Paginas/default.aspx.

A consulta, no que diz respeito a que está sendo disponibilizada pela Caixa Econômica, possibilita que o trabalhador fique por dentro do valor do abono salarial que ele irá receber. Para obter mais informações, os trabalhadores ainda podem ligar de forma gratuita na Central Alô Trabalhador, que está disponível por meio do número 158.

Saiba mais: Lote extra do abono salarial já pode ser CONSULTADO: confira o passo a passo